Saiba mais sobre a história e o crescimento dessa pequena cidade na região de Presidente Prudente

20110830-vista aerea maraba2.jpg
O Município de Marabá Paulista possui pouco mais de 5.567 mil habitantes, localiza-se na Região de Presidente Prudente e teve sua origem em um povoado do Município de Presidente Venceslau, denominado Areia Dourada, formado por diversas fazendas. Em 1938, vários colonos, mormente nordestinos, iniciaram o povoado de Areia Dourada, tendo, na época, a cultura de algodão como sua principal fonte de renda. Seis anos depois, pelo seu grande desenvolvimento e progresso foi elevado a Distrito de Paz.

Em 1953, foi elevado a Município com o nome de Marabá Paulista, que segundo o “Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa” de autoria de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, significa “mestiço de francês com índio” ou “Filho de Índio com Branco”.

Atualmente a atividade econômica de Marabá Paulista, tem perfil de serviços da administração pública, conforme dados do SEADE do ano de 2007, o Município de Marabá Paulista pratica lavoura de subsistência, a pecuária está em declínio.

Um dado significativo é que Marabá Paulista está entre os dez municípios com maior número de famílias em ocupação dos Movimentos Socioterritoriais, destacando-se o Movimento dos Sem Terra – MST (Mançano, 2005).

O Comercio da cidade é pequeno sendo que a população tem por hábito fazer suas compras nas cidades vizinhas. O município possui um único banco “Nossa Caixa & Banco do Brasil”, um posto do Bradesco na agencia do Correio Local e casa lotérica & caixa federal, possui algumas repartições públicas, posto de saúde, um presídio e cinco escolas. No entanto, a maioria dos bancários e funcionários estaduais e ainda alguns municipais moram em cidades vizinhas, isto quer dizer que tais estabelecimentos pouco colaboram para a diminuição do índice de desemprego dos moradores da cidade.

Levando-se em conta que a população adulta, na sua maioria não possui qualificação para o “mercado” de trabalho, com um baixo nível de escolaridade, sendo compostos por assentados, arrendatários e pequenos proprietários que trabalham em empregos temporários nos cortes de cana-de-açucar, lavouras e em outros serviços inerentes ao meio rural. O êxodo rural foi marcante na década entre 1980 e 1991, atingindo um taxa de 49,18% de acordo com dados do IBGE, senso de 1991. Os recursos sócio-culturais são praticamente inexistentes, resumindo-se a poucos eventos que ocorrem esporadicamente.

Em 1938, um grupo de agricultores nordestinos iniciou no povoado a cultura do algodão. Com o passar dos anos, além dos nordestinos vieram os comerciantes imigrantes da Espanha, Itália e também do Japão.

Por Eliz Souza, monitora e projetista de Marabá Paulista

2 comentários para Conheça a história da fundação de Marabá Paulista

1. marcela disse:

não achei nada do que eu queria que era sobre a fundação de marabá