Que tal conhecer as ruas e edifícios históricos do centro de São Paulo, utilizando o Metrô e a CPTM, meios de transporte não poluentes? É o que propõe a visita orientada que será realizada neste sábado (13) pelo Museu da Casa Brasileira. Além da chance de visitar o centro da cidade com guias das FAUs Mackenzie e USP, entre outros, o passeio também incentiva deslocamentos menos poluentes pela cidade utilizando o sistema metroferroviário e percursos a pé.

Professores de arquitetura da FAU-Mackenzie, FAU-USP e da Escola da Cidade servirão como guia no passeio. Eles pontuarão a importância, estilo e detalhes históricos e arquitetônicos dos locais visitados, revelando particularidades de famosos pontos como o Mosteiro de São Bento, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Galeria do Rock e edifícios Copan e Itália.

Para participar

Para participar basta se inscrever pelo telefone 3032-3727. As vagas são limitadas. Participantes receberão um mapa do centro de São Paulo, fornecido pela Associação Viva o Centro e Secretaria Municipal de Cultura, e outro com a programação cultural da cidade para que aqueles que desejarem realizar outras visitas possam localizar facilmente os pontos visitados sem a presença de um guia.

Roteiro

10h00 – Encontro e saída na Estação Júlio Prestes/Sala São Paulo

10h30 – Estação da Luz/ Jardim da Luz/ Pinacoteca

11h30 – Embarque na Estação Luz (Metrô) com destino à Estação São Bento (Metrô).

11h45 – Itinerário Centro Velho: Mosteiro de São Bento, Viaduto Sta. Ifigênia, Rua São Bento, Edifício Martinelli, Rua 15 de Novembro, Pátio do Colégio, Rua Direita, Praça Patriarca, Edifício Sampaio Moreira.

12h45 – Itinerário Centro Novo: Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Galeria do Rock, Galerias Itá e R. Monteiro, Rua Barão de Itapetininga, Avenida Ipiranga, Edifício Esther, Galeria Metrópole, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, Av. São Luís, Edifício Silvio Penteado, Edifício Copan, Edifício Itália, Praça da República.

Fonte: Metrô SP