A história do local onde atualmente funciona o posto de Orlandia do Acessa São Paulo

20110930-orlandia1.jpg

Neste local hoje funcionam o Rotary Club, além de 4 setores da Prefeitura Municipal de Orlandia (Biblioteca Municipal Geraldo Rodrigues, Acessa São Paulo, Telecentro Comunitário e Coordenadoria do Meio Ambiente), no centro da cidade. Mas no ano de 1901, era construída uma estação de trem.

20110930-orlandia2.jpg

No ano anterior a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro construiu um ramal até Uberaba, nas Minas Gerais, para o melhor aproveitamento da região agrícola e escoamento de mercadorias (principalmente gado) da chamada Alta Mogiana. A estação Coronel Orlando foi inaugurada no dia 25 de dezembro de 1901, em um terreno da área da fazenda Boa Vista (doado pelo Coronel Francisco Orlando Diniz Junqueira – daí o nome da estação).
No ano de 1906 a estação foi reconstruída e aumentada.

20110930-orlandia 33.jpg

Ao redor da estação surgiram as primeiras casas e em 1907 começou a construção da Igreja Santa Genoveva (em homenagem a esposa do Coronel, que falecera dois anos antes). Em 1909 se tornou Vila Orlando e finalmente em 1910 foram criados o municipio e a comarca de Orlandia.

20110930-orlandia4.jpg

Em 1913 foi construída um novo prédio para a estação ferroviária em 1923 e o primeiro prédio da estação (de 1906) foi adaptado para ser um armazém de café.

20110930-orlandia5.jpg

A estação e a linha antiga foram desativadas em 1979, com a inauguração da nova estação e da nova linha de trem (variante Entroncamento-Amoroso Costa- construída na Avenida Marginal Fepasa). Desde então, os 2 prédios da antiga estação abrigaram diversos setores da Prefeitura Municipal de Orlandia.

20110930-orlandia6.jpg

Fontes: