Centro Paula Souza ampliou em mais de 15% vagas do Vestibulinho da Etec; uma das novidades é o Ensino Técnico Integrado ao Médio nas escolas estaduais

As inscrições para o Vestibulinho da Etec para o 1° semestre de 2012 já estão abertas e o prazo se encerra no próximo dia 18 de outubro. Ao todo, são oferecidos três tipos de ensino: Médio, Técnico e Médio Integrado ao Técnico. O processo seletivo vai oferecer 76.536 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 12.745 em relação ao 1° semestre de 2011. O exame está previsto para o dia 20 de novembro.

Do total de vagas oferecidas, 73.795 são destinadas a 202 Etecs e a 62 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.741 vagas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC.

Estão incluídas ainda 10.329 para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza -autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Serão oferecidas 8.959 vagas para cursos técnicos em salas de 109 escolas estaduais e 1.370 em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Rede Ensino Médio Técnico
Uma das novidades deste processo seletivo é uma nova parceria, também com a Secretaria de Educação do Estado, pela qual o Centro Paula Souza vai estender o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. Das 9.874 vagas para esta modalidade, 3.637 serão oferecidas na rede estadual de duas maneiras:
* O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec (modalidade interdependente) ou
* Aulas do Ensino Médio e do curso técnico na mesma escola estadual.
O próximo Vestibulinho também vai oferecer 16.954 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. Entre o Técnico, o Técnico integrado ao Médio, e o Médio, serão oferecidas 93.490 vagas.

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 28 de setembro a18 de outubro – no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia

Um comentário Abertas as inscrições para o Vestibulinho ETEC 2012

1. busco conhecimento desta area de esta aprendendo mais ententimento e esta c omhecendo mais com avida proficional;