Projeto Ademar Guerra realiza evento nos dias 17 e 18/9. Programação conta com oficinas e workshop

O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, dará continuidade as suas atividades da edição 2011 com a realização do Encontro Regional de Teatro em Adamantina, região de Presidente Prudente, nos dias 17 e 18 de Setembro. A programação conta com oficinas e workshop, ministradas por profissionais de teatro que integram a equipe de orientadores artísticos do programa.

O objetivo dos Encontros Regionais é interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas atualização, capacitação e para alguns, o primeiro contato com o universo teatral. Com essa ação também se promove a integração entres os artistas.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Confira a programação do Encontro Regional de Teatro em Adamantina:
17 e 18 de Setembro
Oficina: de Naturalismo Construído
Proponente: Erick Galani
Horário: sábado, às 14h e domingo, das 9h às 18h
Público: atores já iniciados na linguagem Teatral
Vagas: 15

Por meio de exercícios específicos e improvisações a oficina busca diferenciar as possibilidades da construção do naturalismo na interpretação do ator. Além de apresentar a importância do relaxamento ativo e da disposição corporal e vocal na representação.

Erick Gallani é ator e diretor, pertenceu ao CPT – Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho exercendo a função de ator e assistente de direção dos últimos três trabalhos ao longo de quase sete anos. Nesse período participou de trabalhos como Policarpo Quaresma, A Falecida Vapt-Vupt, Senhora dos Afogados e Pedra do Reino.

Oficina: Princípios de Treinamento para o Ator-Criador
Proponente: Leonardo Antunes
Horário: sábado, às 14h e domingo, das 9h às 18h
Público: iniciantes e pessoas interessadas
Vagas: 15

Durante a oficina os integrantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar princípios que podem reger o trabalho criativo do ator, tanto no que se refere ao movimento corporal expressivo quanto à expressão vocal.

Leonardo Antunes é ator e diretor. Formado em Artes Cênicas pela ECA-USP. Diretor da Cia. de Ensaio desde 2006, criou os espetáculos: “Três Estações” (2007/08) e “Ausência” (2010/11). Desde 2007, é ator da Cia Teatro Balagan, dirigida por Maria Thais, e atua no espetáculo “Prometheus Nostos” (2011).

Oficina: Intervenções Cênicas na Cidade
Proponente: Nádia de Lion
Horário: sábado, às 14h e domingo, das 9h às 18h
Público: atores e diretores interessados
Vagas: 15

A oficina propõe ao público experiências de interação com um novo ambiente. Serão expressas ideias, sentimentos e sensações por meio do potencial que os atores/cidadãos têm quando estão em ação na sociedade.

Nádia de Lion estudou na Escola de Arte Dramática/USP e Centro de Pesquisa Teatral.

Participou de peças dirigidas por Celso Frateschi e Rubens Rusche e produzindo/organizando encontros como “A Odisseia do Teatro Brasileiro” e “Encontros de Dramaturgia”. Também dirige grupos de atores iniciantes desde 2001 na periferia de São Paulo e cidades do interior.

Workshop: Estudos Práticos sobre a Ação Física
Proponente: Roger Muniz
Horário: sábado, às 14h e domingo, das 9h às 18h
Público: atores e diretores interessados.
Vagas: 15

O workshop compartilhará procedimentos de criação cênica baseada no “sistema” das ações físicas de K. Stanislavski e incentivará o trabalho coletivo – elemento fundamental para o jogo cênico.

Roger Muniz estuda Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. É formado no Núcleo de Estudos da Arte do Ator pela Escola Livre de Teatro de Santo André, coordenou o Projeto Vocacional Aldeias com os índios Guarani na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, onde, atualmente é coordenador artístico pedagógico do Programa de Iniciação Artística – PIA.

Encontro Regional de Teatro em Adamantina
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina