A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), oferece, neste segundo semestre, 10.600 vagas em cursos de qualificação, distribuídos em 144 cidades de todo o Estado de São Paulo. O programa disponibilizou 109 modalidades de cursos, entre eles: assistente administrativo, corte e costura, eletricista, informática, mecânico, motorista de carga, pedreiro, recepcionista, repositor de mercadorias, soldador, técnico de vendas, entre outros. No primeiro semestre de 2011, foram capacitados, pela SERT, 9.800 trabalhadores em todo Estado.

Os interessados devem fazer as inscrições no período de 26 a 30 de setembro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da cidade ou nos postos cedidos pela Prefeitura, caso o município não seja contemplado com uma unidade do Posto. Para participar do programa os candidatos devem ter mais de 18 anos e levar RG, CPF e carteira de trabalho. A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade. Para o curso de operador de transporte alternativo de São Vicente, o processo deverá ser realizado diretamente no SEST/SENAT, localizado na Praça Adalberto Panzan, s/nº – Esplanada dos Barreiros. Este curso não conta com bolsa-auxílio e vale transporte.

‘’ O Governador Geraldo Alckmin nos solicitou que investíssemos muito na qualificação dos trabalhadores paulistas. Até o final do ano qualificaremos aproximadamente 34 mil pessoas em todo o Estado. Tenha certeza que com o sucesso deste programa investiremos muito mais em 2012’’, explicou o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia.

Voltado para homens e mulheres, os cursos são gratuitos e possuem, em média, 230 horas de duração e serão ministrados pelo Centro Paula Souza, SENAI, SEST/SENAT e SENAC, tendo como objetivo oferecer ao trabalhador paulista uma oportunidade de se capacitar profissionalmente. Os participantes dos cursos regulares receberão bolsa-auxílio de R$210,00 mensais, auxílio-transporte, lanche e material didático.

O PEQ, lançado em 2008, oferece qualificação para que o aluno aumente as chances de inserção no mercado. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos demandados pelas Comissões Municipais do Emprego, atendendo assim as necessidades específicas de cada município.

Para mais informações entre em contato com Posto de Atendimento ao Trabalhador. Veja o PAT mais próximo. http://maps.google.com.br/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&msa=0&msid=104240147924503906733.000481eda51f8ed30cc9d&z=7

Fonte: Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

Um comentário Estado abre inscrições para 10 mil vagas em cursos de qualificação

1. marcia de lourdes de almeida disse:

gostaria de me inscrever no curso de corte e costura gostaria de saber como me escrever