Com a medida, motorista de São Paulo está livre de ter que ir a uma delegacia para fazer o boletim de ocorrência

A partir de hoje (3/10), motoristas que se envolverem em acidentes de trânsito sem vítimas no Estado de São Paulo podem registrar a ocorrência pela Internet, na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Com isso, não é mais necessário ir a uma unidade da Polícia Militar para registrar a ocorrência.

De acordo com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), foram registradas 143.788 ocorrências de acidentes com automóveis sem vítimas só no ano passado.

Como funciona
Para ter acesso ao recurso, basta entrar no sitewww.ssp.sp.gov.br e clicar no ícone da Delegacia Eletrônica. É preciso informar local, horário e endereço do acidente, além do tipo (choque, colisão, capotamento, engavetamento ou tombamento).

Depois, são cadastrados os dados pessoais e dos veículos envolvidos no acidente. A última etapa é a narrativa do acidente, com um texto de no máximo mil caracteres. Depois que as informações são cadastradas, o motorista recebe uma confirmação no e-mail informado.

Vale lembrar que a Delegacia Eletrônica também registra ocorrências de furto de veículos, desaparecimento de pessoa, furto e perda de documentos, furto e perda de celulares, furto e perda de placas de veículos e localização de pessoas desaparecidas.

Ela foi criada em 2000 e já é responsável pelo registro de 23,3% dos boletins de ocorrência. Só no ano passado, a população registrou 580.723 ocorrências de todos os tipos (e 1.909.022 nas delegacias de polícia tradicionais).

Fonte: IDG Now