Aprenda mais sobre a história da cidade que deu origem a um dos mais famosos sanduíches de país.

20111027-bauru_cp20.jpg
A posição da cidade de Bauru no interior do estado é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Originalmente um território disputado pelas tribos indígenas dos caingangues e dos guaranis, foi no século XVIII que começaram a passar pela região só primeiros bandeirantes, como rota para os estados do Mato Grosso de de Goiás.

Mas foi no ano de 1856 que Felicíssimo Antônio Pereira chegou de Minas Gerais para estabelecer a Fazenda das Flores, onde hoje é o centro da cidade. Vinte e oito anos depois a fazenda foi desmembrada e deu origem ao Arraial de São Sebastião de Bauru.

No ano de 1888 o Arraial se tornou distrito de Agudos, até que em 1 de agosto de 1896 a cidade se emancipou. Como não possui um solo extremamente fértil, Bauru nunca se destacou na agricultura, mas em seus primeiros anos desenvolveu a cultura cafeeira. Mas o crescimento da cidade se deu realmente graças à linha de ferro que ligava a cidade a Corumbá, quase na fronteira com a Bolívia, reforçando o caráter de serviços e comércio da cidade.

Mas contar a história de Bauru sem citar o famoso sanduíche de mesmo nome é um grande erro. Uma das histórias diz que o Bauru, na verdade, foi inventado em São Paulo, por Casimiro Pinto Neto, no Largo do Paiçandu. O sanduíche levou esse nome em homenagem à cidade que também era o apelido de Casimiro.

Agora, para quem acha que presunto, queijo e tomate no pão fazem um Bauru, saiba que não é bem assim. Uma lei municipal da cidade de 24 de junho de 1998 diz que o Bauru é um pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles e queijo muçarela derretido com sal e pimenta.

A partir de agora, quando for visitar a cidade já sabe qual receita pedir.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *