Projeto da Secretaria de Estado da Cultura será aberto no domingo (16/10) no Parque Ecológico do Tietê e segue até o final do verão

A partir deste final de semana e até o final do verão, em março, o Governo do Estado de São Paulo vai ocupar cinco parques e dois espaços públicos da capital paulista com atividades culturais gratuitas, de vários tipos de linguagens artísticas. O projeto Cultura Livre SP, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, terá grandes shows e apresentações musicais, performances e artes visuais, literatura, dança, teatro, circo, oficinas e espaços interativos. A abertura acontece neste domingo (16/10), às 10h, no Parque Ecológico do Tietê, na zona leste, com o show O elefante e a Joaninha, de Hélio Ziskind.

“Com este projeto, queremos levar as diversas linguagens artísticas aonde o público está, numa programação aberta que proporciona a democratização do acesso à cultura em espaços de convivência e lazer importantes, localizados em diferentes regiões da cidade”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. “Ocupar desta maneira os espaços públicos é também uma forma de promover a cidadania”, completa.

No domingo, haverá atividades ainda no Parque Ecológico do Guarapiranga, no Horto Florestal e no Zoológico. O projeto continua sempre nos fins de semana, também nos parques Villa Lobos, da Juventude e na Praça da Esperança do Hospital das Clínicas, no bairro de Cerqueira César. Só no primeiro mês do programa serão 131 atividades, algumas em palcos, mas a maior parte delas pensada para promover a proximidade dos artistas com o público, bem como a participação e a experimentação da arte. A programação completa estará disponível a partir desta quarta-feira (12/10) no site www.culturalivre.sp.gov.br.

A programação será sempre diurna, entre as 10h e as 17h. Nos parques da Juventude e Villa Lobos, ocorrerá aos sábados; no Tietê, Guarapiranga, Horto Florestal e Zoológico, será aos domingos. Já na Praça da Esperança do Hospital das Clinicas haverá apresentações de música instrumental às sextas-feiras, das 12h às 13h, a partir de 21/10, numa forma de animar as tardes de quem circula pelo local.

Além da diversidade de linguagens artísticas, o projeto também contempla variação de abordagens. Haverá shows musicais de nomes conhecidos do público como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antônio Pinto (projeto Pequeno Cidadão), Elza Soares, Naná Vasconcelos e Marcelo Janeci com Tulipa Ruiz. Haverá, também, atividades para fazer pensar. É o caso da performance É crédito ou débito, totalmente interativa, em que o público poderá comprar caixinhas “contendo” bens simbólicos, como felicidade e o conhecimento, por alguns centavos. O intuito é provocar a reflexão sobre a sociedade do consumo.

Já a instalação interativa Jogos Gigantes convidará o público a usar brinquedos clássicos como xadrez, damas, pega-varetas e até uma versão do War com tabuleiros e peças superdimensionados.

ABERTURA – 16/10

Parque Ecológico do Tietê – zona leste
Rua Guirá Acangatara, 70, Cangaíba.
Acessos: pelo km 17 da Rodovia Ayrton Senna sentido SP/RJ), Av. Dr. Assis Ribeiro (altura do número 3.000) e Via Parque (marginal direta da Rod. Ayrton Senna.
10h00 às 11h30 – SHOW – Hélio Ziskind – “O elefante e a joaninha“
11h30 às 13h30 – CIRCO – Os Satyros – Cortejo de Palhaços
11h30 às 14h30 – PERFORMANCE – É crédito ou Débito?
11h30 às 12h30 – PERFORMANCE – Cia. Patética – “Realejo Poético”
11h30 às 12h30 – CIRCO – Palhaça Rubra e Banda Matinê – “Rubra Pocket Show”
11h30 às 15h30 – ESPAÇO INTERATIVO – Sopa de Letrinhas
12h00 às 15h00 – OFICINA DE CIRCO – Fazendo Arte
13h00 às 14h00 – MÚSICA – Choro das 3 – “Assobiando”
13h00 às 14h00 – DANÇA – G.R.U.A. – “Corpos de Passagem”
13h00 às 14h00 – DANÇA – Babado de Chita – “Pra Todo Mundo Dançar!”
14h00 às 15h00 – TEATRO – Pia Fraus – Gigantes de Ar
15h00 às 16h00 – DANÇA – Cia. Base – “As mulheres do sol”
14h00 às 15h30 – OFICINA DE DANÇA – Ivaldo Bertazzo
16h00 às 17h00 – SHOW – Célia com Quinteto em Branco e Preto e Demônios da Garoa

Parque Ecológico de Guarapiranga – zona sul
Estrada da Riviera, 3286, Bairro da Riviera Paulista.

11h00 às 14h00 – ESPAÇO INTERATIVO – Estação da Criança
14h00 às 15h00 – TEATRO – Cia. Articularte – “A Cuca Fofa de Tarsila”
15h00 às 16h00 – MÚSICA – Camerata Darcos – Quarteto de Cordas

Parque do Horto Florestal – zona norte
Rua do Horto, 931. Bairro do Horto Florestal.

11h00 às 14h00 – ESPAÇO INTERATIVO – Jogos Gigantes
12h00 às 13h00 – MÚSICA – Comboio de Cordas – Zé Barbeiro
13h00 às 14h00 – TEATRO – Trupe Pé de Histórias – PIU – Perus Independentes Unidos

Zoológico – zona sul
Avenida Miguel Stéfano, 4241, Água Funda.
11h00 às 12h00 – CIRCO – Circo Caramba – “Caramba, quanta bobagem”

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura