A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), em parceria com a Associação para a Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE) oferece, neste segundo semestre, 1.770 vagas em cursos de qualificação divididos por 31 cidades do Estado de São Paulo. O programa disponibiliza mais de 20 modalidades de cursos: assistente administrativo, operador de telemarketing, logística básica, garçom, agente de turismo, cuidador de idosos, vendedor de comércio varejista. Todos os cursos terão início entre os dias 17 e 24 de outubro. No primeiro semestre de 2011, foram capacitados, pela SERT, 9.800 trabalhadores em todo Estado.

Os interessados devem fazer as inscrições nas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), caso a cidade não possua uma unidade as inscrições serão realizadas na prefeitura. Para participar do programa os candidatos devem ter mais de 16 anos e levar RG, CPF e carteira de trabalho. A escolaridade exigida varia de acordo com o curso, mas a maior parte não exige ensino fundamental completo, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.

“O Governador Geraldo Alckmin nos solicitou que investíssemos muito na qualificação dos trabalhadores paulistas. Até o final do ano qualificaremos aproximadamente 34 mil pessoas em todo o Estado. Tenha certeza que com o sucesso deste programa investiremos muito mais em 2012”, explicou o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia.

Voltado para homens e mulheres, os cursos são gratuitos e possuem, em média, 200 horas de duração e serão ministrados pela AVAPE, tendo como objetivo oferecer ao trabalhador paulista uma oportunidade de se capacitar profissionalmente. Os participantes dos cursos regulares receberão bolsa-auxílio de R$210,00 mensais, auxílio-transporte, lanche e material didático.

O PEQ, lançado em 2008, oferece qualificação para que o aluno aumente as chances de inserção no mercado. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos demandados pelas Comissões Municipais do Emprego, atendendo assim as necessidades específicas de cada município.

Fonte: Emprega SP