Festas religiosas, música, folclore, eventos culturais e esportes radicais são algumas das atrações da cidade

Do nome indígena “Parahytinga” (águas claras, da língua Tupi Guarani), São Luiz do Paraitinga é uma das cidades mais fascinantes do Estado de São Paulo, quiçá do Brasil. A pequena cidade localizada a 175 quilômetros da capital, na Serra do Mar, entre a cidade litorânea de Ubatuba e a terra natal do escritor Monteiro Lobato (Taubaté), fascina seus visitantes pela beleza do conjunto arquitetônico, engendrado entre os séculos 19 e 20, e tombado pelo governo paulista para preservá-lo integralmente para as gerações futuras.

São Luiz do Paraitinga, cidade de tradição folclórica e musical, é a terra do músico e compositor Elpídio Santos (que, entre outras coisas, musicava os filmes do seu amigo Mazzaropi) e do insigne sanitarista Oswaldo Cruz (em uma casa construída no ano de 1834 na cidade, hoje funciona um museu sobre sua vida, além de um centro cultural) a música, as festas religiosas e o folclore são as marcas distintivas da cidade.

Música, igrejas e festas populares: a tradição centenária

São Luiz do Paraitinga é uma cidade que possui um dos melhores Carnavais de rua do país. Amplamente conhecida na região do Vale do Paraíba, essa é uma das festas mais tradicionais da cidade, pois é toda baseada em um vasto e rico repertório de marchinhas (aproximadamente 1.500) carnavalescas, produzidas e cantadas pela população local, além dos tradicionais blocos e trios elétricos que alegram os foliões anualmente.

O folclore de São Luiz do Paraitinga mistura influências culturais dos escravos com os rituais cristãos. A Festa do Divino, realizada anualmente 50 dias após a Páscoa, no dia de Pentecostes, é formada por apresentações de grupos de moçambiques, jongo e congadas intercaladas com procissões, rezas e missas.

No centro da cidade é possível visitar outros locais de referência e de valor histórico, como a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa, que homenageia o frade franciscano francês que batiza o município, e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, datada do século 19, construída em estilo gótico, em taipas, sobre alicerce de formações rochosas da região.

Cachoeiras e esportes radicais: o contato com a natureza

Privilegiada por uma natureza exuberante que cerca a cidade, São Luiz do Paraitinga oferece aos seus visitantes ótimos passeios. Na Trilha das Sete Cachoeiras é possível visitar a Cachoeira das Bromélias e a Cachoeira do Arco-íris; ambas são excelentes para os banhistas, em razão das águas não serem fortes e a facilidade no acesso.

A cidade também dispõe de empresas especializadas em passeios e esportes radicais, sendo possível praticar rafting no rio Paraibuna, trilhas a pé e de mountain bike pela região, entre outros.

Feira Literária Paraitinga e a Festa do Saci: a cultura para a criançada

Durante esse próximo final de semana (21 e 22 de outubro) ocorre em São Luiz do Paraitinga a Feira Literária Paraitinga (FLIPA). O evento, que será realizado pela Secretária de Educação da cidade, acontece na Praça Dr. Oswaldo Cruz, centro, das 9 às 19 horas. A feira traz contações de histórias, música, oficinas pedagógicas e lançamentos de livros.

Reforçando a vocação da cidade para o incentivo da manutenção do folclore popular brasileiro, durante os meses de outubro e novembro ocorre na cidade a 9ª Festa do Saci e seus Amigos, uma série de festividades e espetáculos em torno da mítica figura do Saci.

Fonte: SPNotícias

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *