Conheça a história de Paulínia, jovem cidade que se tornou a capital do cinema do Estado

20111130-paulina.jpg
A cidade de Paulínia é ainda bastante jovem. Sua emancipação se deu apenas em 1964 mas sua importância vem desde o século XVI, com o crescimento da região de Campinas.

Ao longo das décadas, a cidade foi ocupada graças ao avanço dos bandeirantes e os primeiros aglomerados urbanos aconteceram pela doação de sesmarias pelo governo português nas regiões dos rios Jaguari e Atibaia. Apesar de ter sido fundada em 16 de julho de 1906, por José Seixas de Queiróz, a data do aniversário é 28 de fevereiro, quando foi criada.

Com população de origem italiana, a cidade formou seu primeiro núcleo urbano com a fundação da capela na Fazenda São Bento, que começou sua construção em 1897 e terminou em 1903. Nesse mesmo período começou a construção da Estação José Paulino, que originou a Vila José Paulino. Essa vila, em 1944 recebeu o nome de de Distrito de Paulínia.

Depois disso, por vinte anos, Paulínia foi distrito de Campinas com um crescimento constante de sua economia. Esse fato levou José Lozano Araújo a formar a associação Amigos de Paulínia, que promoveu plebiscito a favor da emancipação. Lozano ainda foi eleito, em 1965, o primeiro prefeito da cidade.

Graças à instalação da Refinaria de Paulínia, a Replan, a cidade viveu um intenso crescimento econômico, tornando-a com um elevado Índice de Desenvolvimento Humano, o 13o do estado.

Cultura
Esse crescimento elevado levou a cidade a empreender um novo desafio: o cinema. Hoje, a Secretaria de Cultura da cidade implementou o Polo Cinematográfico de Paulínia, com uatro estúdios, escritórios temporários, motor-home (casa motorizada), trailer (camarim móvel), e uma escola completa e bem equipada de formação técnica na área, a Escola Magia do Cinema. Graças a esses investimentos, a cidade hoje abriga o Festival de Cinema de Paulínia, um dos maiores do Brasil, ao lado de Gramado.