Coral Infanto-Juvenil do Guri faz concerto gratuito

O Coral Infanto-Juvenil do Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, apresenta-se no dia 19 de novembro, sábado, às 15 horas, na Praça Victor Civita. Com patrocínio da ISA-CTEEP, a apresentação tem regência do maestro e professor da Unesp, Vitor Gabriel, e traz um repertório eclético com obras dos séculos 19 e 20, como Serenata, de Glauco Velásquez, até composições contemporâneas, como The Tiger, de Sherri Porterfield.

Os jovens iniciarão o concerto com as peças Serenata, de Glauco Velásquez, O destino das fadas, de Luciano Gallet, e Swing low, do grupo American Spiritual, com arranjo de Audrey Snyder. Na sequência, serão interpretadas Venga nel nostro coro, de Antonio Salieri, And did those feet in ancient time, de Charles Hubert Parry, e Auf dem Deckel eines Bierglases, de Franz Möckl. Para encerrar, foram selecionadas as obras Laudate Deum, de Henry Purcell, L’ange gardien, de César Franck, The Tiger, de Sherri Porterfield, e Lonesome Valley, de Gilbert Martin.

VITOR GABRIEL regência
Maestro e professor, foi premiado pela APCA como melhor regente coral (1991). Dirigiu a Associação Coral Scholla Cantorum de São Paulo, com a qual recebeu o prêmio APCA (1993), e o coral Tempero Ad Libitum (1989-96). Leciona no Instituto de Artes da Unesp, onde trabalha na recuperação e execução do repertório musical brasileiro dos séculos XVIII e XIX. É fundador e regente do Brasilessentia Grupo Vocal, com o qual gravou vários CDs.

THIAGO TOGNOLI NEVES pianista
Estudou no Conservatório Villa-Lobos, Conservatório de Tatuí e graduou-se em piano no Instituto de Artes da Unesp. Atualmente, conclui o curso de Música Popular na EMESP Tom Jobim, e leciona no programa Guri Santa Marcelina.

GUSTAVO FIEL pianista
Iniciou seus estudos em Santos com o pianista Marino Pece e depois com Eduardo Santos. Atualmente concluiu o curso de piano da escola municipal de música de São Paulo e da Unesp. Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado (2009) e é professor no Guri Santa Marcelina.

Coral Guri
Grupo infanto-juvenil de formação e difusão artística do Guri, o Coral teve sua primeira formação-piloto em 2009. Com o objetivo de desenvolver uma formação específica no canto, o grupo também possibilita a integração dos alunos dos polos das várias regiões da cidade de São Paulo, que ensaiam semanalmente na sede do Programa Guri. Tem como regente titular Giuliana Frozoni.
Sobre o Guri
Com mais de 50 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é executado por duas organizações sociais da Secretaria de Estado da Cultura. A execução das ações nas unidades da capital e Região Metropolitana, com cerca de 13,5 mil alunos em 50 polos, é realizada pela Organização Social Santa Marcelina Cultura.
Sobre a Santa Marcelina Cultura
A Santa Marcelina Cultura é responsável pela execução de dois programas de formação musical do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra o programa Guri na região metropolitana de São Paulo e a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). Com esta, organiza o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os Grupos Jovens ligados à Escola: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no Estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs Marcelinas.

Coral Infanto-Juvenil do Guri
Data: 19 de novembro, sábado