Expansão inclui criação de 10 novos polos e ampliação do número de alunos atendidos na capital

O ano letivo de 2012 começa com novidade no Projeto Guri. O programa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura terá mais de 5 mil novas vagas, ampliando o quadro de alunos para aproximadamente 60 mil crianças e adolescentes, sendo 18 mil apenas na capital. “O Guri é um marco, um modelo de sucesso, para o Estado de São Paulo. O crescimento desse projeto é natural e fundamentado pelo trabalho consistente, desenvolvido ao longo dos últimos 16 anos”, reforça o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Com a ampliação, o Guri terá 10 novos polos de ensino na capital (atualmente são 38), que vão atender crianças e adolescentes de quase todas as regiões da cidade. Além da implantação de novas escolas, a unidade Brooklin, na Zona Sul, será reestruturada para atender 570 novos alunos, além dos 220 que a escola recebe atualmente. As mudanças tornaram-se possíveis em função de uma parceria firmada entre Secretaria da Cultura e Secretaria de Estado da Educação, que desempenhou um papel vital na viabilização das novas unidades de formação.

A iniciativa visa atender a demanda recebida pelo projeto, principalmente nos locais onde ainda não existiam unidades do Guri, e atende ainda as diretrizes definidas pelo Sistema Paulista de Música, que em 2012, deve intensificar a integração entre os programas de base e de formação profissional do Estado.

Considerado o maior programa de iniciação musical do País, o Guri oferece desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão, além de instrumentos populares como violão, guitarra elétrica e cavaquinho. Todas as etapas de formação do Guri são gratuitas.

Mais do que um programa de iniciação musical, o Guri funciona hoje como a base do sistema de formação musical do Estado – oferecendo a alunos com as mais diferentes origens, interesses, potencialidades e níveis de conhecimento a oportunidade de crescer a partir das vivências artísticas, incluindo a perspectiva de ingressarem em carreiras profissionais ou acadêmicas na música.

As inscrições para o ano letivo de 2012 começam no dia 23 de janeiro e poderão ser feitas na própria unidade escolhida pelo aluno. As vagas serão preenchidas, de acordo com a demanda, por ordem de chegada. Podem se inscrever crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, matriculados regularmente em qualquer unidade escolar a partir do Ensino Fundamental, sendo oferecidas três modalidades de cursos regulares (iniciação musical, sequencial e modular).

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *