Entre os dias 1º e 30 de dezembro, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato promove uma exposição que reúne parte do acervo pertencente ao escritor Monteiro Lobato. A mostra aborda passagens vividas pelo escritor ao longo de 66 anos. O público poderá conferir painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato

Entre os dias 1º e 30 de dezembro, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato estará recebendo a mostra que reúne parte do acervo pertencente ao escritor Monteiro Lobato, patrono desse equipamento cultural. A exposição aborda passagens vividas pelo escritor ao longo de 66 anos.

O público poderá conferir painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato. Também estarão em exposição o mobiliário de seu antigo escritório da Companhia Editora Nacional e a cadeira de balanço que o acompanhou por muito tempo.

Consagrado pela contribuição à literatura infantil brasileira, em especial no que concerne à coleção de livros Sítio do Picapau Amarelo, Lobato nasceu em abril de 1882, na cidade de Taubaté. Além do trabalho voltado ao público infantil, o autor escrevia crônicas, artigos, cartas e contos – alguns viriam a integrar livros para o público adulto, como Urupês (1918). Escreveu um único romance com linguagem voltada a esse público, O Presidente Negro, lançado em 1926. Contudo, o trabalho nunca obteve o mesmo sucesso de obras como Reinações de Narizinho (1931) e Caçadas de Pedrinho (1933).

Lobato faleceu em 1948. Formado em Direito, exerceu a profissão de promotor público até tornar-se fazendeiro. Não demorou muito para dedicar-se à literatura. Além das obras escritas por ele, trabalhou como editor e tradutor.

Serviço:
Exposição de parte do acervo do escritor Monteiro Lobato
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato.
Rua General Jardim, 485, Vila Buarque.
Tel. 3256-4122.
De 1º a 30/12. De 2ª a 6ª, das 8h às 18h. Sábado, das 10h às 17h. Domingo, das 10h às 14h.
Grátis

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo