Exposição estará aberta ao públcio a partir do dia 17de dezembro

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, encerra as atividades de 2011 com a exposição Esta sala é uma piada, que terá obras de 24 artistas que participaram da edição 2011 do Salão de Humor de Piracicaba. A abertura ao público acontece no sábado, 17 de dezembro. A exposição permanece em cartaz até 26 de fevereiro de 2012 no terceiro andar do museu.

A vinda da exposição para São Paulo foi possível graças à parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Ação Cultural do município, e da direção do Salão de Humor de Piracicaba. É importante lembrar que, tradicionalmente, nos meses de janeiro e fevereiro o Museu recebe visitas de turistas estrangeiros e diversas regiões do Brasil. Esta é uma excelente oportunidade para o Museu contribuir para a divulgação do Salão de Humor de Piracicaba.

Os trabalhos serão montados em placas de acrílico fixadas no teto do saguão do terceiro andar, que dispõe de iluminação natural. Com isso, o Museu ganha um novo espaço expositivo. A ideia é que todo final de ano as obras do Salão de Humor de Piracicaba venham para o museu.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba – História

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, organizado pela Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba, nasceu em 1974, quando os brasileiros ainda viviam sob a ditadura militar.

Conhecidos cartunistas brasileiros deram sua contribuição na transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior. Entre eles: Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Gual e Jal.

Promissor em revelar novos talentos, o Salão de Piracicaba recebe trabalhos nas categorias: cartum, charge, caricatura e tiras. Próximo dos 40 anos, o Salão de Humor possui um rico acervo, constituído de 300 trabalhos com valor histórico inestimável, retratando as diversas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais por que passou e passa o mundo.

os Salões de Humor
Por Edu Grosso – Cartunista e Diretor do CEDHU Piracicaba

Eventos das artes gráficas, os Salões de Humor espalhados pelo mundo cumprem importante papel na promoção da arte do cartum, da caricatura, da charge e dos quadrinhos. Revelam talentos e mostram os profissionais consagrados. Também devem procurar resgatar nomes e obras que construíram a história. Espaços de fruição do belo e de reflexão, os Salões de Humor são essencialmente democráticos onde um mesmo assunto pode ser visto de muitos pontos.

A piada desenhada traz possibilidades imensas de comunicação. O humor agrega, estabelece pontes derrubando barreiras. Com humor o homem se arma e se protege, comenta e interroga tudo e todos. Através do humor o homem até ri da sua desgraça e do eminente desastre, ficando mais fácil entendê-lo e enfrentá-lo, tanto o desastre como o próprio homem.

Além disso, o contato com traços, cores e variados pontos de vista através de ações educativas traz resultados surpreendentes na sala de aula. Possibilitar a escola visitar um espaço cultural chamado “Salão de Humor” e mais, desenvolver atividades como oficinas e discussões sobre cartum, charge, caricatura e tiras é mergulhar o estudante num mundo rico de experiências inesquecíveis.

Serviço

Esta sala é uma piada
Exposição de 24 trabalhos do Salão de Humor de Piracicaba de 2011
De 17 de dezembro a 26 de fevereiro de 2012

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingresso: R$ 6 (pagamento somente em dinheiro).
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade pagam meia-entrada. Crianças com até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam ingresso, bem como professores da rede pública. Aos sábados a entrada é franca.

Fonte: Cidadão SP

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *