Cidade foi a primeira vila fundada pelos portugueses e hoje bé importante cidade turística do estado

20111214-saovicente.jpg
Não tem como pensar na história do estado de São Paulo e do Brasil sem pensar em São Vicente. É lá que foi fundada a primeira vila pelos portugueses descobridores do Brasil, no ano de 1532. Mas a história da região é anterior, com a chegada da expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, que deu esse nome para a Ilha, antes chamada de Gohayó.

O surgimento da vila se deu com a chegada de Martim Afonso de Sousa, que recebeu duas capitanias hereditárias e a ilha fazia parte delas. Para sua fundação, porém, os portugueses enfrentaram três anos de guerras com as tribos Carijós, Tamoios e Guaianases, então moradoras da região.

Após a vitória, foram construídos um pelourinho, uma igreja e a câmara, dando origem à vila. Nos primeiros anos, a região foi produtora de cana-de-açúcar, mas ainda recebeu agricultura e pecuária de subsistência.

Com a expansão da exploração para o interior do país, a cidade São Vicente manteve seu papel de ponte entre Brasil e Portugal. Com o passar dos séculos, a vocação agrícola foi substituída pela turística.

Embora não mantenha muitos elementos de sua fundação, ainda hoje recebe turistas de veraneio em busca de pontos como a Praça 22 de Janeiro, a Praça João Pessoa, a Ponte Pênsil, a Casa Martim Afonso, o Marco Padrão, entre outros.

Para quem gosta do contato com a natureza, as opções são o Morro da Asa Delta, a famosa Ilha Porchat, palco de eventos históricos do Brasil, e a estância balneária. São Vicente é diversão garantida.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *