O posto itinerante, que funciona como sala de aula, encontra-se instalado na Etecs Capela do Socorro, zona sul da cidade, onde permanecerá até o final do mês.

Em janeiro, a unidade móvel do Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado que oferece qualificação profissional gratuita, estará em operação na capital paulista para realização do curso de soldagem. O posto itinerante, que funciona como sala de aula, encontra-se instalado na Etecs Capela do Socorro, zona sul da cidade, onde permanecerá até o final do mês.

A carreta possui área interna de aproximadamente 60 m2 e é equipada com laboratório, painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas. Os cursos ocorrem de segunda a sexta nos períodos: manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h. A unidade atende 40 alunos, sendo 20 por turma.

“Até 2014, o programa contará com 12 postositinerantes. Quando todos estiverem em operação será possível atender às necessidades imediatas de formação de mão de obra, levando qualificação profissional a um número ainda maior de municípios”, explica o secretário da SDECT, Paulo Alexandre Barbosa.

Inscrições abertas: Em fevereiro, a unidade móvel de soldagem segue para Santos, no litoral paulista. No mesmo período, outrastrêscarretas também vão entrar em funcionamento para oferta de qualificação profissional em diversas áreas. Em Matão, município da região central do Estado, será instalada a carreta de vestuário, que oferecerá curso de “Corte e Costura” para os moradores. O posto itinerante possui máquinas de costura industrial e todas as ferramentas necessárias para confecção. Para Campos do Jordão, será destinada a carreta de hospitalidade, que realizará capacitação profissional para “governança e hotelaria”, “garçom” e “camareira”.Além desses três postos, outra unidade móvel, a de imagem pessoal, também estará em funcionamento na capital paulista para realização dos cursos de Maquiagem e Cabeleireiro.

As inscrições para os cursos nesses municípios já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF. Os interessados também podem procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de SP, que disponibiliza profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro.

As capacitações são intensivas, com duração de 16 dias (80 horas). Durante o curso, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

Fonte: Via Rápida

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *