Catavento promove espetáculo teatral e contação de histórias nos dias 21, 22 e 25, 28 e 29/

Neste mês de férias, o Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – promove nos dias 21, 22, e 25, 28 e 29 de janeiro, o espetáculo Mozart Moments e a contação Arquimedes e o reino de Siracusa. As atividades serão realizadas no auditório do museu, que tem capacidade para 180 pessoas.

Mozart Moments, espetáculo do coletivo teatral Grupo Sobrevento, conta a história do compositor austríaco, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). De uma forma mágica e encantadora, dois distintos cavalheiros e uma jovem senhorita do século XVIII, tiram, de uma pequena carroça, bonecos sem fios e sem varas, que parecem ter vida própria. Juntos, os personagens e fantoches contam momentos curiosos da vida agitada de Mozart e mostram o lado irreverente, vaidoso e brincalhão do músico. As apresentações ocorrem nos dia 21 e 22 janeiro, em única sessão, das 15h às 16h.

A outra atividade de férias é a contação de história Arquimedes e o Reino de Siracusa, que leva os visitantes a uma experiência bastante interativa, onde o público é convidado a acompanhar a história, sentado no palco e auxiliando os atores. Os atores-contadores Carol Mafra, Raphael Ferreira e Leonardo Lee narram sobre a vida do filósofo e pesquisador grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.) e mostram as principais descobertas do inventor, como o Parafuso de Arquimedes e o Raio Mortal, por meio de experimentos realizados com o auxílio do público.

A contação, que faz parte do projeto Contando Estórias com a História da Ciência, realizado pela Artculando (Arte e Cultura, Educando) será realizada no auditório, nos dias 25, 28 e 29 de janeiro, em horários diversos. No dia 25, as sessões ocorrem às 11h30, 13h, 14h30 e 16h, e nos dias 28 e 29, às 14h e às 15h30. As apresentações são recomendadas para crianças a partir de 7 anos e têm capacidade para 40 pessoas.

Sobre o Catavento

O espaço, fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, divididas em 4 mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as 23 atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

“Oficinas nas Férias”
Onde: Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Funcionamento do Catavento: terça a domingo, das 9h às 17h
Bilheteria fecha às 16h
Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos
Como chegar: www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Espetáculo Mozart Moments
Local: Auditório
Quando: 21 e 22 de janeiro
Horário: das 15h às 16h
Classificação etária: livre

Contação de história Arquimedes e o Reino de Siracusa
Local: Auditório
Quando: 25 de janeiro – aniversário de São Paulo (quarta-feira)
Horário: 4 sessões – às 11h30, 13h, 14h30 e 16h

Quando: 28 e 29 de janeiro
Horário: 2 sessões diárias – às 14h e às 15h30
Duração: 30 minutos
Classificação etária: a partir de 7 anos

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *