Conheça mais sobre a cidade de Marília, cidade jovem mas com grande importância no estado

20120131-marilia.jpg
Para contar a história da cidade de Marília é preciso voltar a diversas etapas de povoamento. A primeira delas foi no ano de 1923 com Antônio Pereira da Silva e José Pereira da Silva, seu filho, que se estabeleceram perto dos rios Feio e Peixe e formaram o que deram o nome de Alto Cafezal. Três anos depois foi a vez do Deputado Bento de Abreu lotear a região e, em 1927, o Cel José Brás chega na cidade. Onde eram suas terras hoje ficam a Rua Cel. Galdino de Almeida, Av. Rio Branco e Cel. José Brás (José da Silva Nogueira) passando pela vila Barbosa até as universidades (Univem, Unesp e Unimar).

Mas até então, a cidade não possuía oficialmente um nome. Com a expansão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, era preciso dar um nome para a região. Seguindo a ordem alfabética, a letra M era a inicial e nomes como Macau, Mogúncio e Marathona foram pensados. Mas a decisão foi de Bento de Abreu, inspirado na Marília de Dirceu, livro de Tomás Antônio Gonzaga.

Legalmente, por sua vez, a cidade nasceu em 22 de dezembro de 1926, como distrito de Cafelândia. Pouco mais de dois anos depois, em 24 de dezembro de 1928, foi elevada à condição de município r em 4 de abril de 1929 foi oficialmente instalada como cidade.

Em seus primeiros anos, Marília desenvolveu a cultura do café, que foi logo substituída pelo algodão e que atraiu as primeiras indústrias para a cidade (no ano de 1935). Com o crescimento do interior do estado, a cidade viu, na década de 1970, uma expansão das indústrias especialmente alimentícia e metalúrgica. Tal vocação se estabeleceu tão forte, que a cidade é considerada a Capital Nacional do Alimento.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *