Conheça a história do Sr Argemiro, contada pelo Maurício, do Poupatempo de Taubaté!

Oi amigos do Acessa SP, prazer, sou Maurício, responsável pelo Acessa SP do poupatempo Taubaté. Vou escrever um pequeno relato sobre o caso de um cidadão que vinha no posto todos os dias, o texto é longo, mas irá valer a pena conhecer toda esta história emocionante.
O que venho contar para vocês hoje é uma história muito interessante e que também possa servir de exemplo para todos nós que trabalhamos no Acessa SP.
No nosso posto, todo dia recebíamos a visita do Sr Argemiro, quando era 8:30 ele já estava na fila para poder entrar no Acessa SP, isso porque o posto é aberto as 9 da manhã.
Sempre era o primeiro chegar e o último a sair. Até aí tudo bem… com a presença constante dele no posto, fez com que nós acabássemos criando uma amizade com ele, era um senhor muito simpático e alegre com todos. Um senhor sempre muito bem vestido.
Ele é deficiente auditivo, sempre tínhamos toda paciência e atenção ao atender ele, com esta amizade que foi criada com ele, acabamos conhecendo um pouco melhor a vida dele, e nestes bate-papo, chegamos a um assunto delicado, quando ele veio ao posto, quase chorando… dizendo que já fazia um bom tempo que não sabia o que era alimentar e dormir em um colchão. Foi nesta conversa que descobrimos que ele era morador de rua. Fato que ninguém imaginava que ele fosse… Afinal ele sempre estava muito bem arrumado e nunca dava sinais que morava na rua.
Ele começou contar sua história de vida, disse que desde pequeno sempre trabalhou, trabalhando 20 anos na F1, como ajudante das equipes, quando ocorria o GP do Brasil. Isso fez com que ele conhecesse quase todos os pilotos de F1, inclusive Ayrton Senna, disse que também era casada e tinha duas filhas.
Há 17 anos, ele abandonou sua vida em São Paulo e resolveu morar em Taubaté, nestes 17 anos, teve o total abandono de sua família, nunca mais conseguiu obter nenhum contato com eles mais. Estava abandonado em Taubaté, sem emprego e morando na rua. Para ele era algo diferente, até porque quando morava em São Paulo, ele tinha uma casa, tinha comida, família… e nos últimos anos que ele passou em Taubaté, não tinha mais nada disso. Sem Família, casa, comida…
Como não tinha lugar para ficar, ele passava o dia todo no acessa SP, porém ele não sabia o que fazer quando entrava nos computadores.
Até que os monitores do ACESSA SP, começou a ensinar para ele como usava o computador, foi uma verdadeira aula, ele era leigo de tudo… e além de ter dificuldades para mexer no computador, nós também tínhamos que lembrar do fato de ele ser surdo. Tínhamos que falar devagar e olhando para ele, afinal apesar de ele ser surdo, ela tinha ótima leitura labial.

Nessas aulinhas, ele conheceu o poderoso Google, ele digitou o nome de uma de suas filhas, após muitas pesquisas, conseguimos encontrar um fotolog dela, porém já era antigo de 2007. Nas fotos ele descobriu que sua filha já tinha casado, já tinha uma filha…. Foi uma grande emoção para ele ao ver sua filha após 17 anos e saber que já era avô. E lá passava horas ele olhando aquela foto e fotolog…
Porém, não contente com isto…. Ele queria mais informações da filha.
Os monitores ajudaram ele criar Orkut, após uma longa pesquisa também, encontramos o Orkut da filha dele. A partir daí, tudo ficou mais fácil. Encontramos a outra filha dele, sua ex-esposa, os amigos…
O Orkut acabou sendo o meio de contato dele com os conhecidos. Após 17 anos, ele voltou a falar com seus familiares, e implorava para que os familiares os buscassem…
Após muitas conversas, a Família, resolveu buscar ele aqui em Taubaté, nesta última segunda.
Hoje, recebi um recado no Orkut dele, dizendo que está muito bem em São Paulo e que só falta arrumar alguns documentos para poder começar no seu novo trabalho.
Para nós monitores do Acessa SP de Taubaté, foi uma grande alegria e emoção ao ajudarmos o senhor reencontrar sua família e tirar ele das ruas. E dar uma nova oportunidade de vida para ele.
O Acessa SP vai muito mais além de fornecer internet gratuita para os cidadãos, e esta história é um exemplo disto, do quanto a internet pode proporcionar boas ações!
Acredito que nos demais postos do Acessa SP também tenha muitos casos parecidos com o Sr. Argemiro, torço que também vocês possam proporcionar momentos emocionantes como este.
Agradeço pela atenção, e que esta história possa servir de exemplo para muitos outros cidadãos!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *