Cidade é conhecida como a Nascente das Águas e possui inúmeras cachoeiras

Pilar do Sul é uma cidade hospitaleira, que preserva os costumes caboclos, típicos do interior. Distante 149 quilômetros da capital, o município reserva aos turistas ótimos momentos de contato com a natureza. São diversas cachoeiras, uma mais bonita que a outra, o que torna o local conhecido como a Nascente das Águas.

Logo na entrada da cidade, o visitante encontra o portal que exibe um pilão, símbolo de Pilar do Sul, muito utilizado para o preparo da paçoca de carne. Dizem que o município recebeu este nome por causa de tropeiros que utilizavam o lugarejo apenas para piloar a carne de caça e assim fazer o prato típico. Outros citam a religiosidade das famílias e a devoção a Nossa Senhora do Pilar.

Natureza

Os turistas podem curtir inúmeras cachoeiras localizadas em meio a Mata Atlântica como a do Pombal, Fita Branca, 8 Tombos, Moquém e Vitória. Mas nenhuma delas chama mais a atenção dos visitantes do que a Cachoeira Nascente das Águas com seu grande volume na queda.

Já quem gosta de praticar esportes aquáticos, como jet-ski, caiaque ou vela, vai adorar a represa Paineiras. Formada pelos rios Turvo e Bonito, é ideal também para a pesca esportiva.

Religião

A religião é algo muito presente em Pilar do Sul. Um exemplo disso é a Igreja Matriz Bom Jesus do Bonfim, que foi construída em 1895, por Antonio de Almeida Leite, primeiro colonizador da cidade, em devoção ao santo.

Outro espaço que encanta e atrai turistas é o Parque Natural da Água Santa. Lá, a família pode se aventurar por entre as trilhas e observar pássaros e pequenos animais. O local traz ainda em seu interior uma pequena mina d´água, que os moradores antigos afirmam ser sagrada.

Fonte: SP Notícias

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *