Maioria dos consumidores desconhece os problemas que envolvem a compra de itens ilegais

A Fundação Procon-SP e Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) lançaram um guia com orientações e dicas ao consumidor sobre produtos piratas que ensina como identificá-los.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a maioria dos consumidores desconhece os problemas que envolvem a compra de itens ilegais, que podem gerar até acidentes de consumo. “Ao adquirir esses produtos o consumidor, que muitas vezes não sabe identificar o que é pirata ou não, além de alimentar o crime organizado e ter prejuízo, assume riscos contra a saúde e segurança, inclusive de quem vai manipular o produto”.

Produtos de origem ilegal (falsificados, piratas, contrabandeados e outros) não respeitam as normas técnicas brasileiras, não possuem garantia e podem afetar a saúde e segurança dos consumidores.

Para Paulo Arthur Góes, além dos órgãos de defesa do consumidor e a sociedade civil organizada, o consumidor é a peça mais importante no combate à venda de produtos piratas. “É fundamental que o consumidor esteja alerta e informado, porque esses itens não são comercializados apenas no comércio informal. Desta forma, ele terá todas as ferramentas para evitar uma compra que não traz benefícios”, conclui.

Veja o Guia

Fonte: Cidadão SP

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *