Vagas são para estudantes de 6 a 18 anos e as inscrições podem ser feitas nos Polos até 13/2

O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até 13 de fevereiro, para novos alunos nos cursos de música dos Polos do Guri da capital e Grande São Paulo. Até o final de 2012, serão implantados 10 novos polos de ensino ampliando para 18 mil o número de vagas oferecidas Os cursos são gratuitos e se destinam a crianças e adolescentes que estejam cursando o Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 6 e 18 anos. As informações sobre disponibilidade de vagas e localização de cada polo estão disponíveis no site http://www.gurisantamarcelina.org.br.

Além da implantação, em fevereiro, de cinco novas escolas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Aricanduva, Paz, Butantã, Três Lagos e Parelheiros, a unidade Brooklin, na Zona Sul, será reestruturada para atender 790 alunos.

Os interessados poderão se inscrever em aulas de canto, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.

Os cursos estão divididos em duas categorias. A primeira, de iniciação, é destinada a crianças de 6 a 9 anos, com duração de dois anos e duas aulas semanais. Conhecer, tocar e construir instrumentos, cantar canções brasileiras e de outros países, ampliar a percepção auditiva e desenvolvimento rítmico-motor são alguns dos temas trabalhados com os alunos.

Já para as crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, o Guri oferece os cursos sequenciais, com até quatro aulas coletivas semanais ao longo de oito semestres. Além de estudar instrumentos específicos, neste programa os alunos têm aulas de canto coral, teoria musical e prática de conjunto.

Guri
Com mais de 50 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. São milhares de guris, centenas de polos e 17 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. A gestão das unidades da capital e Região Metropolitana de São Paulo, com cerca de 18 mil vagas, é realizada pela Organização Social Santa Marcelina Cultura.

Sobre a Santa Marcelina Cultura
A Santa Marcelina Cultura é responsável pela execução de dois programas de formação musical do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra o programa Guri na região metropolitana de São Paulo e a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). Com esta, organiza o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os Grupos Jovens ligados à Escola: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Servindo como base para todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no Estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs Marcelinas.

Período de inscrições: 23/1 a 13/2
Quem pode se inscrever: jovens de 6 a 18 anos matriculados no ensino fundamental e médio
Documentos exigidos: – 1 foto 3×4;
– Comprovante de endereço;
– RG ou certidão de nascimento do aluno.

Onde se inscrever: nos Polos do Guri espalhados pela capital e Região Metropolitana. Para obter informações sobre a localização dos polos, consulte o site http://www.gurisantamarcelina.org.br

Fonte:Secretaria de Estado da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *