Aulas terão início a partir de fevereiro e serão ministradas em unidades móveis do programa, instaladas em Santos, Matão, Campos do Jordão e São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional em quatro municípios paulistas. As aulas, com início a partir de fevereiro, serão ministradas em unidades móveis do programa, instaladas em Santos, Matão, Campos do Jordão e São Paulo. Cada cidade receberá diferentes modalidades de cursos, definidas de acordo com as demandas regionais.

As carretas, que funcionam como salas de aula e laboratório, possuem área interna de aproximadamente 60 m2 e têm capacidade para atender até 20 alunos por turma. São ao todo quatro unidades móveis: soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal.

A unidade de soldagem, por exemplo, que atenderá moradores de Santos, no litoral paulista, é equipada com painel simulador e dez cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas. Já a carreta de vestuário, que oferecerá curso de “Corte e Costura”, em Matão, região Central do Estado, possui máquinas de costura industrial e todas as ferramentas necessárias para confecção.

Em Campos do Jordão, os moradores poderão contar com a carreta de hospitalidade, que realizará capacitação profissional para “governança e hotelaria”, “garçom” e “camareira”. Além desses três postos, outra unidade móvel, a de imagem pessoal, também estará em funcionamento na capital paulista para realização dos cursos de Maquiagem e Cabeleireiro. Ao todo serão disponibilizadas 240 vagas, sendo 60 por município.

“Até 2014, o programa contará com 12 postositinerantes. Quando todos estiverem em operação será possível atender às necessidades imediatas de formação de mão de obra, levando qualificação profissional a um número ainda maior de municípios”, explica o secretário da SDECT, Paulo Alexandre Barbosa.

Inscrições abertas: As inscrições para os cursos nesses municípios já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários são RG e CPF. Os interessados também podem procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de SP, que disponibiliza profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro.

Fonte: Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Compartilhe!
Tagged with:  

2 comentários para Via Rápida abre inscrições para cursos de qualificação profissional

  1. felipe de lima disse:

    esses cursos vai ajudar muito a populacao a gerar mais profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *