Evento que mudou a arte brasileira terá programação especial

A Semana de Arte Moderna de 22, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos que mudaram a forma de fazer arte no País. Em comemoração aos 90 anos dessa data histórica, a Secretaria de Estado da Cultura terá uma programação especial em alguns de seus equipamentos.

A Casa Guilherme de Almeida, museu dedicado ao poeta que participou ativamente da Semana, realizará o Encontro Peripatético, um passeio ao acervo de arte moderna que consiste uma visitação à Casa Guilherme de Almeida e ao Museu Lasar Segall. No percurso, serão abordados aspectos relevantes desse momento da trajetória das vanguardas no Brasil. A Casa realiza, também, a visitação temática Guilherme e 1922. Entre as obras expostas na Semana de Arte e que hoje pertencem ao acervo da Casa estão a Sóror Dolorosa, de Victor Brecheret, inspirada no Livro de Horas de Sóror Dolorosa, volume de poemas de Guilherme de Almeida publicado em 1920. Essa escultura e outros objetos do acervo da Casa Guilherme de Almeida relevantes para o movimento modernista serão destacados em uma visita temática pelo interior da residência do poeta.

Também faz parte da programação a palestra Guilherme de Almeida – os anúncios da Klaxon, que vai destacar seus ousados anúncios publicitários e as vanguardas artísticas europeias que possivelmente o influenciaram. A descrição das polêmicas em torno do projeto visual da revista oferecerá parâmetros de sua força inovadora na época. Haverá, ainda, o recital Música e Poesia Modernista, com textos apresentados durante os eventos da Semana de Arte Moderna que serão resgatados neste encontro, no qual também se ouvirão peças musicais ligadas ao modernismo.

Já o Museu da Língua Portuguesa prorrogou a exposição temporária em homenagem a Oswald de Andrade, um dos idealizadores da Semana. É a primeira vez que uma exposição apresenta a vida e obra do mais paulista dos nossos escritores, um dos responsáveis por inserir São Paulo no mapa mundial das artes. A exposição sobre Oswald de Andrade reforça seu papel decisivo para a formação da cultura contemporânea e destacando a consistência de sua obra. A exposição contempla três dimensões de leitura: poética, histórico-biográfica e filosófica.

O Museu do Café, em Santos, fará uma mostra temporária intitulada Paulo Padro, a Oligarquia Cafeeira na Semana de Arte Moderna, no espaço da cafeteria, com painéis que abordam a relação do café com os artistas do modernismo. A exposição trata da figura de Paulo Prado (1869-1943), personalidade importante da oligarquia cafeeira paulistana e patrocinador de Semana de Arte Moderna. Com seu prestígio, segundo Mário de Andrade, abriu a lista das contribuições e arrastou atrás de si os seus pares aristocratas e mais alguns que sua figura dominava para tornar possível a Semana de 22.

No Museu Afro Brasil acontece a exposição Mário de Andrade, o Modernista de São Paulo – sou um tupi tangendo um alaúde na semana de 22.

A mostra contará com pinturas, objetos, imagens e textos a partir do dia 16/02.

E a Casa das Rosas vai comemorar os 90 Anos da Semana de Arte Moderna no dia 16 de fevereiro, às 20h, com o sarau Semana de Arte Moderna: 90 anos depois. A apresentação será de Fernanda de Almeida Prado com música, poesia e arte, onde serão lembrados os importantes poetas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e outros.

Casa Guilherme de Almeida

Encontro Peripatético
Sábado, 11 de fevereiro, das 10h às 15h

Visitação temática Guilherme e 1922
De 14 (terça) a 18 de fevereiro (sexta-feira), às 14h30 e às 16h

Palestra Guilherme de Almeida e os anúncios da Klaxon
Terça-feira, 14 de fevereiro, das 19h às 21h

Recital Música e Poesia Modernista
Quarta-feira, 15 de fevereiro, das 19h às 21h
Rua Macapá, 187, Pacaembu
Fone: (11) 3673-1883 / 3672 1391
De terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas,
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Museu da Língua Portuguesa

Exposição Oswald de Andrade: o culpado de tudo
Em cartaz até 26 de fevereiro de 2012
De terça a domingo, das 10h às 18h
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3326-0775
sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas).
www.museulinguaportuguesa.org.br
Ingresso: R$ 6,00

Museu do Café

Paulo Padro, a Oligarquia Cafeeira na Semana de Arte Moderna
Em cartaz de 13/02 a 25/02 no espaço da cafeteria do Museu.
Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos/SP
www.museudocafe.org.br
Preço: Grátis

Mário de Andrade, o Modernista de São Paulo.- Sou um tupi tangendo um alaúde na semana de 22
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: 55 11 3320-8940
De terça a domingo, das 10 às 17h.
Preço: Grátis
www.museuafrobrasil.org.br

Casa das Rosas

Sarau Semana de Arte Moderna: 90 anos depois
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo – SP
Fone: (11) 3285-6986
De terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 18h.
Preço: Grátis
www.casadasrosas.sp.br

Fonte: Secretaria da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *