A participação dos alunos do projeto já começa na abertura do evento, que acontece na segunda-feira

O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, estará, pela primeira vez, da Campus Party, maior evento brasileiro de tecnologia e internet. A participação dos alunos do projeto já começa na abertura do evento, que acontece na segunda-feira (06), com “Bloco do Guri”, grupo de carnaval formado por alunos do Projeto Guri, que abrirá os portões do evento, entoando seu samba enredo e convidando a todos para esta grande festa da tecnologia. A Campus Party 2012 acontece de 6 a 11 de fevereiro, no Anhembi Parque, em São Paulo.

Um dos principais destaques do Projeto Guri na Campus Party será o estande do Mixer Guri. Lançado em maio de 2011, o Mixer é uma inovadora campanha de captação de recursos e de divulgação das atividades do Guri. Por meio de uma plataforma online de mixagem interativa, disponível em www.mixerguri.org.br, o internauta cria suas próprias músicas, conhece o Projeto e colabora com a organização. Ao lado de atuais guris e de ex-guris, grandes nomes da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Naná Vasconcelos, gravaram bases vocais e instrumentais em diferentes ritmos, passando pela música popular, percussão e rock. Para misturar, basta acessar o menu “faça sua música” e se divertir com 64 trechos de instrumentos e vozes, que podem ser misturados de variadas maneiras, chegando a centenas de resultados diferentes. Para se inspirar, o usuário tem a opção de conferir a música base, que indica alguns caminhos que cada um pode percorrer para criar sua própria música. O interessado também pode salvar sua criação e espalhá-la pela rede por uma taxa que varia entre R$ 0,50 e R$ 16,00 e que será totalmente revertida ao projeto. Além disso, se quiser, escolhe um toy art, wallpapers, ringtones e outros produtos do Projeto Guri antes de finalizar sua compra.

No estande, composto por quatro laptops, um telão e uma loja, os visitantes da Campus Party terão a oportunidade de conhecer a ferramenta, fazer sua própria música, assistir ao videoclipe da música base e a vídeos institucionais sobre o Projeto Guri e, ainda, comprar bonecos de tecidos dos personagens do Mixer Guri, que, inspirados em instrumentos musicais, dão cara ao site e interagem, por meio de animação, com os artistas e os guris no videoclipe.

A experiência de sucesso do Mixer também será tema do congresso da Campus Party, na mesa “Musica Colaborativa”, dia 11, às 14h15, da qual participam Monica Souza, gerente de Comunicação e Marketing dos Amigos do Guri, organização gestora do programa, e Missionário José, produtor musical corresponsável pela música do Mixer.

Outra importante atividade do Projeto Guri na Campus Party será a participação de 1200 alunos nas oficinas “Batismo Digital: primeiros conhecimentos de computação e web” e “Conhecendo um pouco mais sobre web e informática”. Participarão guris das cidades de São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba e Santos, que, além das oficinas, poderão conhecer e experimentar as atrações da Zona Expo, um verdadeiro parque de diversões interativo e tecnológico.

Faça download das imagens:
Estande Mixer Guri: http://migre.me/5NX4x
Gravações Mixer Guri – artistas: http://migre.me/5NX8o
Gravações Mixer Guri – guris: http://migre.me/5NXaF
Imagens institucionais do Projeto Guri: http://migre.me/7GtYH

Assista ao videoclipe do Mixer Guri em: http://youtu.be/cBvsJemBrRc

Ouça o samba enredo do Bloco do Guri: http://soundcloud.com/projeto-guri/samba-enredo-guri

Confira imagens da edição 2011 do Bloco do Guri: http://bit.ly/yJv11d

Sobre o Projeto Guri
O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e funciona hoje como a base da formação musical do Estado de São Paulo. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da Capital, com 18 mil guris, em 48 polos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.

Fonte: Secretaria da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *