Nesta quarta-feira, o Procon-SP determinou que três conhecidos sites deixem de vender no Estado por 72 horas

Após ter determinado a suspensão dos serviços oferecidos pelos sites de comércio eletrônico Submarino, Americanas.com e Shoptime, a Fundação
Procon de São Paulo, ligada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, recomenda que os consumidores tenham alguns cuidados na hora de utilizar esse tipo de serviço.

Segundo o chefe de Gabinete do Procon-SP, Carlos Coscarelli, as empresas de comércio eletrônico não investem em tecnologia como deveriam.”O problema é que há um descompasso entre a tecnologia e a logística física. O comércio eletrônico cresce de forma dinâmica, mas não há investimento no pós-venda”, afirma. Os maiores problemas estão relacionados à não entrega do produto ou até mesmo à entrega de produtos errados ou com defeito.

Coscarelli diz que consumidores que utilizam a internet ou o telefone para a realização de compras devem conhecer bem a empresa. “Essas empresas punidas, que são conhecidas, estão longe de outras empresas que simplesmente desaparecem após a venda. O primeiro passo é conhecer a loja”, recomenda. “Isso não garante 100% que a compra será entregue no prazo e com as regras respeitadas, mas permite que o consumidor ‘brigue’ se for necessário.”

O Procon-SP também recomenda cuidado nas compras eletrônicas com cartões de crédito. “Se for em alguma empresa em que nunca comprou, mas mesmo assim vai tentar, procure outra forma de pagamento, como boleto bancário”, sugere Coscarelli.

Fonte: SP Notícias

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