Conheça a história da cidade que ainda não chegou aos cem anos de idade

Em meio a tantas cidades com séculos de história no estado, olhar para Fernandópolis é olhar para a história bem recente. Apenas para se ter uma idéia, os primeiros povoadores chegaram já no século XX, por volta de 1918.

Nesse período, a região era parte da Estrada da Boiadeira, que ligava o Porto de Taboado, no Rio Paraná e a cidade de São José do Rio Preto.

Mas os primeiros moradores chegaram em 1927, com a instalação de Joaquim Antônio pereira e os irmãos Francisco Joaquim e Bertolino Arnaldo da Silva que já começaram as lavouras de café.

Alguns anos depois, em 1939, foi erguida na região, por ordem de Joaquim Antônio Pereira, uma capela que, posteriormente, cedeu lugar para a Igreja matriz. Esse ano, aliás, é considerado o ano da fundação dói municio, que recebeu esse nome em homenagem a Fernando Costa, interventor federal que governada o Estado de São Paulo.

De lá para cá, a cultura da cidade passou por algumas transformações, mas permanece, até hoje, ligada à agricultura. O café decaiu e cedeu espaço para o algodão, milho, amendoim e arroz.

Fernandópolis possui, de acordo com o Censo 2010 mais de 64 mil habitantes.

Um comentário Fernandópolis, uma jovem no interior do estado

1. Isabel ferreira Ferro dos Santos disse:

Gostaria muito de obter a 1º edição do livro da História de Fernandópolis,pois só tem no site da prefeitura esta última edição e esta eu já baixei, por favor eu agradeço quem tiver.