Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, as instituições da Secretaria de Estado da Cultura oferecem programação especial. O destaque é para a exposição Raízes: Mulheres d’África, no Museu da Língua Portuguesa, em parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. Composta por 25 telas da artista plástica Lilia Magalhães de Carvalho, a exposição resgata as raízes africanas e apresentam as mulheres atuantes no combate ao racismo.

O Museu do Futebol comemora a data com visitas especiais temáticas, guiadas por educadoras, voltadas a tirar as principais dúvidas das mulheres quanto às regras do jogo de futebol. As visitas guiadas são gratuitas e acontecem em dois horários, às 11h e às 14h. No final de semana (10 e 11/3), mulheres terão 50% de desconto no ingresso do museu.
Em Santos, o Museu do Café apresenta a partir de 08 de março, a mostra temporária “Mulheres, o Centro e o Café”. A exposição traz 10 imagens de fotógrafos amadores santistas que percorreram o centro da cidade registrando suas impressões sobre o tema. A mostra fica em cartaz até 31 de março, no espaço da Cafeteria do Museu, com visitação gratuita. Já a Casa das Rosas terá o Sarau das Brejeiras: a literatura lésbica que se expressa, em que mulheres relatam suas histórias. Além disso, a autora Karina Dias vai lançar seu segundo livro, Diário de uma garota atrevida.

Música
O Theatro São Pedro traz nos dias 10 e 11 de março as apresentações de sua orquestra com a solista espanhola Nancy Herrera, interpretando árias de óperas de personagens femininos. Haverá distribuição de rosas às mulheres presentes nas duas sessões e chuva de pétalas sobre a plateia ao final do espetáculo.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) abre a temporada 2012 no Dia Internacional da Mulher com a nova regente titular Marin Alsop. E a peça que abre o programa dá um sabor especial à apresentação: será a estreia mundial de Terra Brasilis – Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, da jovem compositora Clarice Assad.

Para mais informações e programação completa consulte o site www.cultura.sp.gov.br.

Casa das Rosas
Sarau das Brejeiras e Lançamento do livro Diário de uma garota atrevida
8 de março, às 19h
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo-SP
Tel.: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h

Museu da Língua Portuguesa
Exposição Raízes: Mulheres d’África
De 8 a 22 de março

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo-SP
Tel.: (11) 3326-0775
Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada – pagamento somente em dinheiro
Entrada gratuita para professores da rede pública com holerite e carteira de identidade; crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos.
Entrada gratuita aos sábados
Nas últimas terças de cada mês, o horário do Museu é estendido até as 22h. A bilheteria fecha às 21h.

Museu do Futebol
Visitas guiadas para mulheres
8 de março, às 11h e às 14h. Grátis.

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo-SP
Tel.: (11) 3664-3848
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria e entrada até às 17h)
Em dias de jogos às 16h – bilheteria fecha às 13h e a permanência até às 14h
Em dias de jogos às 17h – bilheteria fecha às 14h e a permanência até às 15h
Ingressos: R$6 e meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Público não pagante: crianças até 7 anos, professores da rede pública com a apresentação de holerite e RG e estudantes de escolas públicas municipais e estaduais mediante ofício em papel timbrado.

Mostra “Mulheres, o Centro e o Café”
Data: 08 a 31 de março de 2012
Entrada Gratuita
Museu do Café – Espaço da Cafeteria do Museu
Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos/SP
Funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 18h, domingos entre 10h e 18h

Concerto da Orquestra do Theatro São Pedro
Dia 10 de março às 20:30h
Dia 11 de março às 17h
Ingressos: R$ 20 e meia-entrada
Repertório: Georges Bizet e Saint-Saens.
Trechos das óperas Carmen e Sansão e Dalila, além de obras sinfônicas dos compositores.
Regência: Maestro Emiliano Patarra
Solista: Nancy Fabiola Herrera – meio soprano espanhola.
Endereço: Rua Barra Funda, 171

Sala São Paulo
Terra Brasilis – Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, da compositora Clarice Assad
Regência: Marin Alsop
Dia 8 de março às 21h00
Dia 9 de março às 21h00
Dia 10 de março às 16h30
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
Bilheteria: (11) 3223-3966 (1340 lugares)
Preços entre R$ 26,00 e R$ 149,00
Recomendação etária: 7 anos
Ingresso Rápido: (11) 4003-1212; www.ingressorapido.com.br
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 15,00 (611 vagas, sendo 20 para portadores de necessidades especiais e 33 para idosos)
Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação em todas as atividades.

Fonte: Secretaria da Cultura