Conha a história da cidade de Pindamonhangaba, no interior do estado

Contar a história de Pindamonhangaba não é uma tarefa simples. Isso por que onde está atualmente a cidade não possui registros exatos de sua fundação. Estima-se que em 22 de julho de 1643, a região foi ocupada pelo capitão João do Prado Martins.

Em 1649, a região foi oficialmente considerada uma sesmaria e doada oficialmente ao capitão. E novamente as informações se perdem e chegamos ao ano de 1672, quando foi construída a capela de São José pelos irmãos Antônio Bicudo Leme e Brás Esteves Leme. Os irmãos compraram essas terras da Condessa de Vimiero, que a adquiriu do capitão Martins não se sabe como. O que se sabe é que em torno dessa capela nasceu o povoado de São José de Pindamonhangaba. No local, hoje em dia está a Praça da República Alto do Quartel.

Nesse período, o lugar passou a ser uma paragem com ranchos e pastaria. Graças à sua terra e seu clima, Pindamonhangaba rapidamente se estabeleceu e, em 1680, já era um povoado vinculado a Taubaté. Com essa agilidade, em 1705, passou a ser identificada como uma vila independente politicamente de Taubaté.

Desenvolvimento econômico
Ao longo do século XVIII, a cidade desenvolveu sua vertente agrícola, com cultura de cana-de-açúcar e a produção em engenhos de aguardente e açúcar. Mas foi após 1820, com a expansão do café que ganhou importância nacional.

Um século depois, em 1920, o ciclo do café acabou e a cidade passou a se estabelecer como bacia leiteira e ainda na cultura de arroz e hortigranjeiros. Esse ciclo durou até a década de 70 do século passado, quando a expansão industrial, que foi até 1985, permitiu o crescimento atual da cidade.

Atualmente, de acordo com o Censo de 2010, Pindamonhangaba possui quase 150 mil habitantes, com população predominante urbana e um pouco mais feminina que masculina.

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *