As primeiras capacitações tiveram início em fevereiro com a execução de cursos nas áreas de informática, contabilidade, turismo e vendas

Neste semestre, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) vai oferecer mais 2,6 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na Baixada Santista. As primeiras capacitações tiveram início em fevereiro com a execução de cursos nas áreas de informática, contabilidade, turismo e vendas, realizados em Santos e em Guarujá.

Novas turmas também estão previstas em São Vicente e Cubatão, cujas aulas serão iniciadas ainda este mês. Nesta primeira etapa, serão capacitadas cerca de 660 pessoas. Em abril, a SDECT disponibilizará as duas mil vagas restantes, que serão distribuídas também entre os municípios de Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Mais de 60 opções de cursos estarão à disposição dos moradores da Baixada Santista até junho deste ano. Entre elas, destacam-se: rotinas financeiras, assistente administrativo, motorista de ônibus urbano, operador de empilhadeira, motorista de cargas, mecânico de automóveis, soldador eletricista, cuidador de idosos e camareira.

As capacitações têm duração máxima de até três meses e são realizadas pelo Via Rápida Emprego. O programa, coordenado pela SDECT, foi lançado julho do ano passado e, desde então, tem oferecido qualificação profissional gratuita para cidadãos que desejam aprimorar as habilidades profissionais e melhorar as chances de inserção no mercado de trabalho.

Inscrições abertas: Em Santos, ainda há vagas disponíveis para os cursos de Logística Portuária e Operador de Gate, com 60 vagas cada. As inscrições devem ser realizadas, até o dia 6 de março, no site do programa. Para esses dois cursos é exigido ensino médio completo.

Como Participar: Para participar é preciso ter em mãos CPF e RG. Os candidatos selecionados recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que analisa critérios de idade, escolaridade e renda familiar. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os selecionados são informados por carta oficial.

“A proposta do programa é atender aqueles que mais precisam: desempregados, jovens carentes, beneficiários de programas de transferência de renda, idosos, ou seja, todos aqueles que têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa, da SDECT. “A oferta de cursos intensivos permite ao profissional preparar-se rapidamente e conseguir, com mais facilidade, emprego ou, até mesmo, abrir um negócio próprio”, destaca ele.

As aulas do Via Rápida Emprego são ministradas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Senac São Paulo (Atendimento Corporativo), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) ou em outras instituições contratadas pela SDECT.

Sobre o programa:
Lançado em 14 de julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Em 2011, o programa disponibilizou 33 mil vagas em mais de 400 municípios. Para este ano, a meta é atender mais 125 mil cidadãos. Desse total, 7.300 foram distribuídas em 49 municípios e serão executadas até abril. Mais informações no site.

Fonte: Via Rápida

Compartilhe!
Tagged with:  

2 comentários para Via Rápida Emprego vai capacitar 2,6 mil trabalhadores na Baixada Santista

  1. Kristiane Reynaldo da Silva Almeida disse:

    Quando você recebe a correspondência atrasada para participar do programa ,oquê fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *