Primeira etapa da Linha 17-Ouro terá oito estações e será concluída em até dois anos

Até 2014, será possível seguir do Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda (CPTM) em 12 minutos. A primeira etapa da Linha 17-Ouro do Metrô compreenderá oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.

O acesso ao Metrô na região de Congonhas será pela Avenida Washington Luís. A Linha 17 funcionará pelo sistema de monotrilho, que utiliza via elevada e não necessita escavação de túnel, eliminando sensivelmente o número de desapropriações.

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, até 2014 a primeira etapa deve ser entregue. “Hoje está sendo dada a ordem de serviço. O prazo é de dois anos, nós vamos correr ao máximo”

Serão quatro linhas diferentes de metrô integradas, e a primeira linha de metrô perimetral, ou seja, que não terá direcionamento explícito ao centro da cidade. Alckmin classifica o monotrilho é uma boa opção urbanística para a cidade, pois tem “uma estrutura bem alta, silenciosa e produz pequeno impacto ambiental e arquitetônico”.

A linha completa deve ficar pronta em 2015. Terá 17,7 km de extensão, 18 estações e seguirá ainda por Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

Fonte: SP Notícias