Conheça a história da cidade que nasceu após outras serem “afogadas” embaixo de uma represa

20120427-penapolis.png

A cidade de Penápolis, próxima a Birigui, é uma cidade que, apesar de ter pouco menos de 100 anos, tem muito mais do que isso de história. Tudo começa, claro, pela história dos índios que ali habitavam, os coroados. Pouco se sabe sobre a forma de vida dos nativos, mas uma das marcas que se mantiveram foi o uso da expressão “Avanhandava” (que significa “índio que falava nhandeva) para o nome da região, que mais ou menos em 1860 começou a ser povoado para a proteção das fronteiras e para manter os índios distantes das maiores cidades.

Mas o “Salto do Avanhandava” não durou muito tempo. Acabou, junto com a colônia militar criada para proteger a região e uma usina criada na época, embaixo da Represa da Usina de Nova Avanhandava.

Depois desse episódio, várias outras tentativas de povoar a região foram feitas, mas apenas em 1895, com a criação da estrada que ligava Avanhandava a Bauru, famílias começaram a habitar o local e somente em 1913 passa a existir o município de Penápolis.

Nesse período, a cidade, assim como outras na mesma região, cresceram muito na área de afropecuária, principalmente na produção de cana-de-açúcar e gado de corte. Por conta da proximidade com a estrada de ferro, passou também a fornecer o serviço de transporte de produtos de outras cidades para a estação de trem, onde poderiam ser levadas tanto para São Paulo, onde seriam vendidas, quanto para Santos, para a exportação.

Com o tempo, a cidade foi se desenvolvendo, deixando de ser apenas uma cidade rural. Hoje, a cidade tem como suas principais fontes de riqueza a agro-indústria canavieira, a pecuária e as lavouras de café. A cidade também chama muita atenção pelos seus museus que contam a história do estado de São Paulo.

Compartilhe!
Tagged with:  

Um comentário Penápolis: a cidade do antigo Salto do Avanhandava

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *