A Virada Cultural Paulista 2012 vem aí! Confira a programação prévia

Ky-Mani Marley, Fernando Ferrer, Arto Lindsay, Cibelle, Ceumar, Nando Reis, Emicida, Gaby Amarantos, Titãs, Ultraje a Rigor, Roberta Sá e Gal Costa são alguns dos artistas presentes na Virada Cultural Paulista. DJs, espetáculos de circo, dança e teatro também fazem parte da programação

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realiza pelo sexto ano consecutivo, nos dias 19 e 20 de maio, a Virada Cultural Paulista. Como nas edições anteriores, grandes nomes da cena nacional e artistas internacionais marcam presença na programação, que reúne cerca de mil atrações.

A Virada Cultural Paulista 2012 será realizada em 27 cidades do Estado: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, Santo André, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, a Virada já se consolidou como o maior evento do calendário cultural paulista. “Ao promover uma maratona de atividades e espetáculos com entrada franca, em 27 cidades, a Secretaria reforça sua missão de levar cultura de qualidade a quem não tem acesso, seja pela distância dos grandes centros, seja por razões financeiras”, diz Matarazzo.

Uma novidade desta edição é a participação das cidades de Santo André, São Caetano do Sul e Diadema em caráter regional, numa parceria firmada entre a Secretaria de Estado e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, composto por 7 cidades da região: São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Mauá, Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Diadema.

Na programação de 2012, destaque para nomes consagrados da música brasileira como Dominguinhos, Luiz Melodia, Zélia Duncan, Lobão, Ultraje a Rigor, Titãs e Pitty com o projeto Agridoce em parceria com o guitarrista Martin. Também artistas que participam pela primeira vez da Virada: Gal Costa, com o novo show Recanto, Nando Reis, Emicida, Gaby Amarantos, Planta e Raiz, Fernanda Abreu e Roberta Sá. Além de jovens talentos como Filipe Catto, Fepa, Letuce, Daniel Gonzaga, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit, Mariana Aydar, Gabriel Sater e Karina Buhr, Tulipa Ruiz, Nina Becker e 5 à Seco.

Como na edição passada, a Secretaria de Estado da Cultura traz artistas estrangeiros. Para este ano, a Virada conta com shows de Ky- Mani Marley e Fernando Ferrer, além de Arto Lindsay, que participa do show da paulistana Cibelle, destaque no exterior. Outra artista brasileira com carreira internacional, que vive atualmente na Holanda, é Ceumar.

A Virada terá ainda uma intensa programação de espetáculos de teatro, com peças como RJ de Shakespeare – Juventude Interrompida, com direção do carioca João Fonseca em São João da Boa Vista; Alguns Blues do Tennesse, do Grupo Tapa em Indaiatuba; O Bosque, dirigido pelo italiano Alvise Camozzi em Mogi das Cruzes; Alguém Acaba de Morrer Lá Fora, com Lucélia Santos no elenco dirigida por seu filho Pedro Neschling, em Santa Bárbara D’Oeste; e espetáculos de dança, performances e intervenções, stand up comedy, circo e cultura popular.

O SESC São Paulo, como nas edições anteriores, é parceiro do evento, desenvolvendo uma série de atividades em suas unidades do interior e litoral. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, reforça que a participação do SESC na Virada Cultural Paulista constitui “um alinhamento com os objetivos de se proporcionar o acesso da população aos bens culturais, além de ampliar o raio de ação e de experiências do SESC, fortalecendo os vínculos com o público de diferentes regiões do Estado e as parcerias institucionais”.

Programação
Para a sexta edição da Virada, a Secretaria traz o reggae jamaicano e a salsa cubana nas atrações internacionais. Ky-Mani Marley, cantor e compositor de reggae na Jamaica e um dos filhos de Bob Marley, faz show em Americana e Santos, e o cubano Fernando Ferrer leva o melhor da salsa para as cidades de Mogi Guaçu e Barretos.

Entre os destaques da música brasileira, que vivem atualmente no exterior, estão as cantoras Cibelle e Ceumar. Com uma performance que mistura influências punks e tropicalistas, mas também de estilos como folk, pop e indie, a paulistana Cibelle é destaque no exterior. Nos shows da Virada em Sorocaba e Franca, Cibelle dividirá o palco com um convidado especial, o guitarrista e cantor americano Arto Lindsay. A cantora mineira Ceumar radicada na Holanda contará com a participação da baixista Lelena Anhaia e da percussionista Simone Soul em Assis e Marília.

Jovens artistas têm espaço garantido na programação da Virada. Estão confirmados shows de Filipe Catto em Santos e São Carlos. O multiinstrumentista Marcelo Jeneci que se apresenta em São João da Boa Vista e Piracicaba. Daniel Gonzaga, filho do compositor Gonzaguinha, leva suas letras ácidas e o ritmo inconfundível do Rei do Baião para as cidades de Piracicaba e Indaiatuba.

Dentre os espetáculos de dança, a São Paulo Companhia de Dança leva suas sapatilhas para Santo André; a Cia Nova Dança 4, dirigida por Cristiane Paoli Quito, apresenta em Santos o espetáculo O Beijo, em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues. O público de Araraquara poderá curtir Diálogo entre Música e Dança, espetáculo fruto da parceria do pianista Benjamim Taubkin com a bailarina e coreógrafa Morena Nascimento, que já integrou a companhia da coreógrafa alemã Pina Bausch.

E a carioca Focus Cia. De Dança apresentará, em Piracicaba, seu novo espetáculo As Canções que Você Dançou Pra Mim, inspirado nas músicas do cantor e compositor Roberto Carlos.

A programação paralela dos municípios e as atividades do SESC estão sendo definidas.

Histórico
Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista não para de crescer desde sua primeira edição em 2007. Naquele ano foram 200 atrações em 10 cidades e o público chegou a 200 mil pessoas. Em 2008 foram 476 atrações, atingindo um público de mais de 738 mil pessoas. Em 2009, a Virada contou com 560 atrações e levou 1 milhão de pessoas para as ruas. Em 2010 chegou a 1,5 milhão. E em 2011, mais de 1.000 atrações contaram com um público de 1,7 milhão de pessoas.

Confira abaixo a programação prévia de cada cidade:

Americana
Araçatuba
Araraquara
Assis
Barretos
Bauru
Botucatu
Campinas
Caraguatatuba
Diadema
Franca
Indaiatuba
Jundiaí
Marília
Mogi das Cruzes
Mogi Guaçu
Piracicaba
Presidente Prudente
São Caetano
São Carlos
São João da Boa Vista
São José dos Campos
Santo André
Santos
São José do Rio Preto
Sorocaba
Santa Bárbara D’Oeste

Fonte: Secretaria da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *