Palestra na Virada Digital


Acabo de assistir uma palestra maravilhosa sobre Inclusão para Daltônicos, com o designer português Miguel Neiva, criador do ColorADD, um código de identificação de cores para daltônicos, garantindo assim uma qualidade de vida muito melhor para quem sofre dessa deficiência visual.

O projeto consiste em uma linguagem de símbolos de fácil identificação, que separados simbolizam as cores primárias e quando combinadas criam cores compostas. O daltônico consegue interpretar, com apenas 3 símbolos cores claras e escuras, que facilitam a vida do usuário. O projeto pode ser usado em qualquer lugar pois é simples. Os símbolos podem ser usados em jogos, produtos, sinais de trânsito, camisetas entre outros.

O ColorADD é um sistema de identificação de cores para daltônicos – único, inclusivo, transversal e universal – simples de memorizar e aplicar em situações do dia-a-dia. Desenvolvido no intuito de minimizar o problema da parcial ou total “cegueira da cor” dos daltônicos, que representam cerca de 10% da população masculina mundial – aproximadamente 350 Milhões de pessoas. O ColorAdd é um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las corretamente.
Espero, muito em breve, ver o código amplamente em uso não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

20120512-SAM_0108.JPG

20120512-SAM_0113.JPG

20120512-SAM_0116.JPG

20120512-SAM_0118.JPG

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *