“Cosmópolis: em São Paulo cabe o mundo” é o tema a ser trabalhado pelos museus mantidos pelo Governo do Estado durante a Semana. No dia 18, entrada será gratuita para todos.

Museus mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo prepararam uma programação especial para a Semana Nacional dos Museus, que acontece entre os dias 14 e 20 de maio em todo o País. Na capital paulista, os eventos e exposições terão em comum o tema Cosmópolis: em São Paulo cabe o mundo. A ideia é ressaltar o caráter cosmopolita da cidade, que tem entre imigrantes de todos os continentes e seus descendentes a base de sua diversidade cultural. No dia 18 – Dia Mundial dos Museus – a entrada em todos os museus estaduais será gratuita.

Cosmópolis é o título do livro publicado em 1962 pelo poeta Guilherme de Almeida, uma coletânea de reportagens escritas em 1929 para o jornal O Estado de S. Paulo, em que faz um perfil subjetivo de oito bairros “estrangeiros” da capital, a partir da presença e dos costumes dos imigrantes. A obra é a base da programação da Casa Guilherme de Almeida para a Semana Nacional dos Museus. Além de palestras e mesas-redondas sobre o livro e sobre a presença do imigrante na literatura brasileira, a Casa preparou uma exposição especial sobre Cosmópolis, que estabelecerá ligações entre a São Paulo retratada por Guilherme de Almeida e a cidade de hoje.

Seguindo a proposta do poeta, vários museus da capital paulista se voltam aos bairros da cidade nessa Semana Nacional dos Museus. O Catavento aproveita para contar a história do Bom Retiro, na região central de São Paulo, que concentrou – e ainda concentra – vários grupos de imigrantes, incluindo judeus e coreanos. De 15 a 18 de maio, as sessões de contação de história acontecem diariamente às 14h. Entre os dias 15 e 20/5, o Museu de Arte Sacra realiza a visita temática Bairro Luz: das origens à contemporaneidade, para mostrar aos visitantes a história da região em que está instalado. No Museu Afro Brasil, será aberta a exposição São Paulo em 1860 – O Olhar de Militão Augusto de Azevedo, com retratos de cidadãos negros livres tirados no estúdio do fotógrafo.

Mesmo fechado para reforma, o Museu da Imigração não fica de fora da Semana: programou uma exposição virtual com depoimentos de moradores de vários bairros de São Paulo, abordando os lugares guardados em sua memória e a construção da identidade na metrópole cosmopolita. A exposição virtual fica disponível a partir do dia 28/5 no site www.museudaimigracao.org.br.

O Museu da Língua Portuguesa aproveita a Semana para explorar, junto aos visitantes, as possibilidades da criação literária a partir da diversidade cultural brasileira. No dia 16, das 10h30 às 17h, o público poderá participar da oficina de minicontos, que serão escritos em post-its e compartilhados em um mural. No dia 20 às 15h haverá a visita temática Antropofagia das palavras, que estimula os visitantes a perceber o uso de termos de origem africana, indígena e de imigrantes na língua portuguesa.

Já o Museu da Imagem e do Som promove uma oficina de fotografia sob o tema Cosmópolis: de 14 a 20 de maio, das 14h às 17h, 20 pessoas vão receber orientações da professora Flávia Bertinato para registrar os lugares mencionados por Guilherme de Almeida e a influência de imigrantes na cidade. A Oficina custa R$ 50,00 e cada participante deve levar sua própria máquina fotográfica.

A Estação Pinacoteca adota uma programação mais reflexiva e integra o tema da imigração ao projeto Sábado resistente. No dia 12 de maio, o debate será sobre movimentos imigratórios e cidadania global. Já a Pinacoteca exibirá uma mostra temporária sobre a inconografia paulistana, com o título São Paulo de vários olhares.

Exposições
Além da programação temática, os museus mantidos pelo Governo de São Paulo estão repletos de exposições e atividades no mês de maio e que podem ser aproveitadas durante a Semana Nacional dos Museus. O Museu da Imagem e do Som estará com seis exposições em cartaz durante a Semana, de fotógrafos com históricos e origens variadas. Andy Warhol: Polaroids and Photos traz cerca de 300 instantâneos captados pelo artista norte-americano entre 1969 e 1986; enquanto André Kertész – Uma Vida em Dobro traz uma retrospectiva com 198 imagens do fotógrafo húngaro captadas em várias partes do mundo entre 1920 e 1980.

O MIS apresenta, ainda, mostra do brasileiro Claudio Erdinger, sob o título De Bom Jesus a Milagres, e a exposição Uma rua chamada Triumpho, do cineasta Ozualdo Candeias, que revela o cotidiano do cinema paulista na Boca do Lixo. Até os anos 1970, era assim que a Rua Triumpho era chamada, por concentrar os estúdios de produção cinematográfica que produziram filmes de horror e pornochanchadas hoje considerados cult.

O Paço das Artes estará realizando o Performa Paço, com apresentação de mostras e oficinas de arte contemporânea tendo projeções em vídeo como meio. Já o Museu Afro Brasil estará realizando o Simpósio Educação na Perspectiva da Inclusão e da Igualdade, no dia 19 de maio.

Os museus do interior do Estado também trazem programação para a Semana, a exemplo do Museu do Café (em Santos), com curso e mesa redonda relacionados à bebida; o Museu Índia Vanuíre (Tupã), com palestras sobre o papel dos museus históricos e pedagógicos; e o Museu Casa de Portinari (Brodowski), que realiza mostra de videodocumentários sobre museus pelo mundo.

A Semana Nacional
A Semana Nacional dos Museus é mobilizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com a participação de 1.006 instituições em 500 municípios ao redor do país. A programação completa dos museus mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo será atualizada no site da Secretaria de Estado da Cultura. Confira também os endereços eletrônicos de cada instituição.

Confira toda a programação aqui.

Fonte: Secretaria da Cultura

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *