Apesar de a Anatel ter alertado para possíveis instabilidades na rede, o primeiro dia da adoção do nono dígito na área 011 transcorreu de forma bem ‘tranquila’, segundo as operadoras. O teste maior acontecerá nesta segunda-feira, 30, primeiro dia útil da nova maneira de discar no maior mercado móvel do país.

Os 34 milhões de celulares da região metropolitana de São Paulo, atendidos pelo DDD 11, já funcionam com nove dígitos desde a 0h deste domingo, 29. De acordo com as teles móveis, a migração foi tranquila e não houve registros de anormalidades. Na sexta-feira, 27, a Anatel advertiu que poderia, sim, haver instabilidade na rede, mas que ela ‘seria rápida e não causaria maiores transtornos ao consumidor’.

Atualmente, cerca de 42 milhões de números com oito dígitos estão à disposição das empresas para oferecer aos clientes da área de DDD 11. Segundo Nascimento, da Anatel, havia a possibilidade de um “esgotamento” das combinações em São Paulo até o final deste ano.

Com o acréscimo do nono dígito, esse total atingirá 90 milhões de combinações, o que atenderia a demanda até 2025. O nono dígito não será adicionado aos números utilizados em serviços que utilizam operações tipo despacho, ou seja, conexão direta via rádio. Até o dia 08 de agosto, todas as ligações serão completadas. A partir do dia 09 de agosto, as ligações com oito dígitos serão interceptadas – e o usuário terá de refazê-las com o nono dígito. Aviso ao consumidor continuará até o dia 15 de janeiro de 2013.

A mesma resolução que determinou a inclusão do nono dígito em São Paulo prevê a expansão para o restante do País, a partir de 2013, num cronograma ainda a ser definido pela Anatel. Além de São Paulo, os códigos de áreas 21 (Rio de Janeiro), 31 (Minas Gerais), 51 (Rio Grande do Sul) e 81 (Pernambuco), nessa ordem, estão mais próximas do “esgotamento” de combinações.

Fonte: Convergência Digital

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *