Alternativas gratuitas e livres para programas de edição de imagens, como o Photoshop e o Illustrator. A dica hoje, é para quem precisa de um editor de imagens, mas não tem como pagar uma licença ou não quer crackear programas. O Gimp e o Inkscape são programas que trabalham com edição de imagens que podem ser baixados de maneira fácil  e utilizados em qualquer computador.

 Gimp

O Gimp foi um dos primeiros projetos de código aberto voltados para o público final e não apenas para desenvolvedores. O programa pode ser utilizado para a manipulação e criação de imagens e fotos. É caracterizado por ser uma ferramenta para mexer com imagens “raster”, aquelas que apresentam a descrição de cada pixel contido nela, como fotografias, por exemplo.

Esse software livre está presente em todos os computadores do Postos Acessa SP e pode ser usado em qualquer computador e qualquer sistema operacional.No site oficinal do Gimp no Brasil você encontra inúmeros tutoriais: http://www.gimpbrasil.org

Inkscape


O Inkscape é um software livre de editoração eletrônica, que trabalha com imagens vetoriais, um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas. Estas imagens são aplicáveis a desenhos artísticos e técnicos, que costumam sem mais leves e capazes de serem redimensionados sem que se perca qualidade da imagem.
Conheça mais do programa em seu site: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil
É bom ressaltar que esses programas estão em processo de constante melhoramento e ainda não estão no mesmo patamar de qualidade de softwares proprietários, mas são uma ótima opção para realizar tarefas básicas e rápidas  e até de uma complexidade moderada.
Tanto o Gimp quanto o Inkscape são uma boa alternativa para quem não quer ou não pode trabalhar com softwares pagos, além de ser uma boa porta de entrada para quem quer começar a se envolver com o software livre.

 

 


8 comentários

Cláudio · 19/03/2013 às 14:59

Eu gostaria de saber qual o softwares livres de animação de banners como Flash CS6??

Mario · 06/10/2012 às 1:24

Não entendi o que tem a ver navegação segura com esse software!!!

Usiel Barreto · 04/10/2012 às 18:46

O GIMP é muito bom. Basta um estudo do programa e conseguimos o bom uso de uma ifinidade de recursos. Ele iniciou no Linux e já esxiste versão para windows. O Inkscape é menos conhecido, mas de bom nível. Existem pacotes de mais ferramentas para GIMP. Até mais!

Jose Daniel da Silva · 04/10/2012 às 15:49

Os softwares livres edição de imagem, são muitos proveitosos para os usuarios de internet, só é mais um enrriquecimento intelectual.

Drica Guzzi · 04/10/2012 às 1:19

ótima matéria! E a ilustração da home esta incrível, parabéns pra equipe!

    lazinha · 16/10/2012 às 19:49

    Vou ler atentamente e tentar aprender.

Softwares livres de edição de vídeo - AcessaSP · 14/10/2013 às 12:48

[…] também os softwares livres de edição de imagens e de áudio  Compartilhe! Tagged with: avidemux • cinelerra • edição • […]

AcessaSP | Softwares livres de edição de áudio · 05/12/2012 às 16:44

[…] também Softwares livres de edição de imagem.  Compartilhe! Tagged with: áudio • programas livres • Software […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content