Alternativas gratuitas e livres para programas de edição de imagens, como o Photoshop e o Illustrator. A dica hoje, é para quem precisa de um editor de imagens, mas não tem como pagar uma licença ou não quer crackear programas. O Gimp e o Inkscape são programas que trabalham com edição de imagens que podem ser baixados de maneira fácil  e utilizados em qualquer computador.

 Gimp

O Gimp foi um dos primeiros projetos de código aberto voltados para o público final e não apenas para desenvolvedores. O programa pode ser utilizado para a manipulação e criação de imagens e fotos. É caracterizado por ser uma ferramenta para mexer com imagens “raster”, aquelas que apresentam a descrição de cada pixel contido nela, como fotografias, por exemplo.

Esse software livre está presente em todos os computadores do Postos Acessa SP e pode ser usado em qualquer computador e qualquer sistema operacional.No site oficinal do Gimp no Brasil você encontra inúmeros tutoriais: http://www.gimpbrasil.org

Inkscape


O Inkscape é um software livre de editoração eletrônica, que trabalha com imagens vetoriais, um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas. Estas imagens são aplicáveis a desenhos artísticos e técnicos, que costumam sem mais leves e capazes de serem redimensionados sem que se perca qualidade da imagem.
Conheça mais do programa em seu site: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil
É bom ressaltar que esses programas estão em processo de constante melhoramento e ainda não estão no mesmo patamar de qualidade de softwares proprietários, mas são uma ótima opção para realizar tarefas básicas e rápidas  e até de uma complexidade moderada.
Tanto o Gimp quanto o Inkscape são uma boa alternativa para quem não quer ou não pode trabalhar com softwares pagos, além de ser uma boa porta de entrada para quem quer começar a se envolver com o software livre.

 

 

Compartilhe!

8 comentários para Softwares livres de edição de imagem

  1. [...] também os softwares livres de edição de imagens e de áudio  Compartilhe! Tagged with: avidemux • cinelerra • edição • [...]

  2. Cláudio disse:

    Eu gostaria de saber qual o softwares livres de animação de banners como Flash CS6??

  3. [...] também Softwares livres de edição de imagem.  Compartilhe! Tagged with: áudio • programas livres • Software [...]

  4. Mario disse:

    Não entendi o que tem a ver navegação segura com esse software!!!

  5. Usiel Barreto disse:

    O GIMP é muito bom. Basta um estudo do programa e conseguimos o bom uso de uma ifinidade de recursos. Ele iniciou no Linux e já esxiste versão para windows. O Inkscape é menos conhecido, mas de bom nível. Existem pacotes de mais ferramentas para GIMP. Até mais!

  6. Os softwares livres edição de imagem, são muitos proveitosos para os usuarios de internet, só é mais um enrriquecimento intelectual.

  7. Drica Guzzi disse:

    ótima matéria! E a ilustração da home esta incrível, parabéns pra equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *