Uma ideia que virou projeto premiado. A Planilha Eletrônica, que ajuda a ensinar adolescentes como administrar bem as finanças pessoais, deu reconhecimento à monitora do posto do Acessa São Paulo da Ilha Solteira, Ana Luiza Xavier. Desenvolvido na Rede de Projetos, a ação venceu o 8º Prêmio Mário Covas, realizado pela Secretária de Segurança Pública de São Paulo em maio desse ano. E como se não bastasse, ganhou também o 3º Prêmio Acessa São Paulo, realizado em setembro. Fruto do esforço e dedicação de Ana.

A perda de um ente querido e a responsabilidade de cuidar desde cedo de sua casa fazem parte da história de vida da monitora. Momentos que foram importantes para que ela buscasse sua formação como Pedagoga e virasse uma projetista no AcessaSP. Confira abaixo o relata enviado por Ana Luiza.

Planilha Eletrônica foi o eleito projeto destaque do III Prêmio AcessaSP

Eu sou a Ana Luiza Xavier, nasci em São Paulo, no bairro de Santana, onde vivi até meus seis anos de idade. Por questões familiares minha família migrou para Ilha Solteira no ano de 1986. Sou filha única.

No Ensino Fundamental tive uma perda horrível. Aos dez anos meu querido pai faleceu, o que me fez assumir responsabilidades bem cedo. Isto foi uma mola propulsora para que me dedicasse à minha formação, ajudando sempre a minha mãe, que além de ficar só e com a responsabilidade da minha educação é portadora de necessidades especiais.

De repente, tinha que me virar sem pai e não querendo decepcionar minha mãe. A condição dela me fez crescer com uma maior sensibilidade para ajudar as pessoas que necessitam, graças a Deus. Agradeço minha mãe e meus familiares pela minha educação!

No Ensino Médio, optei em fazer Curso Técnico em Máquinas Navais. Muitos disseram na época que eu estava louca. Mas aprendi muito. O curso, naquela época, inaugurou a ETEC de Ilha Solteira, que hoje é umas das instituições de ensino mais renomadas da região.

Minha graduação se concretizou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na cidade de Três Lagoas, onde cursei Licenciatura Plena em Pedagogia e em seguida Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Durante 6 anos viajava todos os dias 170 quilômetros no “bate e volta”. Período difícil, mas compensador e imprescindível para minha formação.

Minha vida profissional começou cedo. Aos 15 anos já varria cabelos em um salão de beleza. Meu primeiro trabalho registrado foi em seguida, aos 18 anos, como secretária em um consultório. Sempre buscando melhorias, fui contratada por uma concessionária de veículos. Lá atuei por três anos como responsável pela administração da Assistência Técnica.

Já no ano de 2000 prestei um concurso público para educadora e passei. Desde então trabalho na Prefeitura Municipal de Ilha Solteira. Sempre busquei fazer cursos para melhorar a minha formação. Acredito que nunca estamos prontos. É necessário melhorar sempre.

Conheci o Acessa SP de Ilha Solteira em 2009, por meio da minha amiga Eliana e fiquei interessada com as possibilidades existentes. Ela me apresentou o programa e acreditava que este espaço poderia gerar grandes oportunidades para as pessoas, o que veio ao encontro de minha essência de educadora. Fiquei interessada na proposta, entrei em contato com os supervisores e desde então trabalho no Acessa SP. Vem desse encontro a vontade de criar projetos para contribuir com a comunidade local.

Realizei alguns projetos e sou honesta em dizer que enfrentamos dificuldades no decorrer do processo. Porém, afirmo com toda força que vale a pena! Além de ajudar pessoas, enriquecemos nosso currículo e ainda podemos concorrer a prêmios. Olha que beleza!

Obrigada a todos que colaboram comigo em todos os setores de minha vida!

Abraço forte!

Ana Luiza Xavier

5 comentários para Dedicação marca a história de vida da vencedora do Prêmio Acessa São Paulo

1. gilson disse:

oi por acaso estava procurando uma historia de um vencedor, e calhou de eu me deparar com sua historia. enfim estou em um momento dificil perdi minha familia. tipo me separei.
    e não me encontro com meu interior mesmo.
    sei que preciso crescer e sua historia me inspirou

caso alguem queira entrar em contato comigo meu email pessoal.
    gilsondemoraiis@hotmail.com

2. eu acho que foi a melhor coisa que ja fizerao

3. ma apa silva pinto disse:

parabéns ana luiza . as dificuldade faz com que a pessoa valorize as conquista ,e ñ pare nos obstáculo…sucesso em seus objetivos.

4. Ana Luiza disse:

Olá
    Muito obrigada pelo reconhecimento e apoio ao nosso trabalho, a matéria ficou ótima!!!
    Abraços
    Ana Luiza – Ilha Solteira