No Dia Nacional do Deficiente Visual, quinta-feira (13), um ceriônia oficial marcou os 10 anos do posto Acessa São Paulo da Associação de Defícientes Visuais e Amigos (Adeva). Estiveram presentes o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Secretário de Gestão Publica, Davi Zaia, o Coordenador do Programa AcessaSP, Ricardo Mallet, o Presidente da ADEVA, Marquiano Charan Filho, além de professores e alunos da associação.

O posto AcessaSP na Adeva é destinado apenas a deficientes visuais, alunos na instituição ou não. Desde sua inauguração já atendeu 69 mil pessoas. Oferece cursos de capacitação que ensinam o deficiente a navegar e utilizar os softwares de acessibilidade ao computador. O trabalho na associação facilita também a inserção no mercado de trabalho de alunos e usuários. E já apresenta casos de sucesso.

O Governador Geraldo Alckin esteve na inauguração do posto em 2002 e se diz honrado e feliz com os resultados alcançados ao longo desses anos. “O posto é um exemplo de inclusão social através da informática. A parceria da Adeva e o AcessaSP pode trazer grandes realizações, através da acessibilidade, para todo o Estado de São Paulo”, diz.

Governador Geraldo Alckmin e Rosana, monitora homenageada

Durante a cerimonia, a monitora Rosana de Oliveira Souza recebeu uma homenagem pelos trabalhos prestados. Rosana começou como voluntária na associação, passando por capacitações até que foi convidada a assumir o posto do AcessaSP. “Foi amor a primeira vista. Adorei o contato com eles. Eles mostram todos os dias que deficiência não é nada. São pessoas comuns, que tem força de vontade e não é por causa disso que eles não vão conseguir chegar onde querem”, afirma.

Maurício Donizete Moreira começou a frequentar o Adeva em 2006, fazendo um dos cursos oferecidos. Por meio dele, conseguiu trabalho em uma grande empresa e a um ano tornou-se monitor do AcessaSP. Por ser deficiente visual, Maurício conhece as dificuldades de quem frequenta o posto e se diz muito feliz com o trabalho realizado. “É muito gratificante quando você ensina uma alguma coisa, mesmo que seja a mais simples possível. Para quem não sabe, aquilo é uma coisa díficil. É bom ouvir os comentários de alegria de quem conseguiu mandar o seu primeiro e-mail”, diz.


3 comentários

Acacio de Lima Firmino · 14/01/2013 às 18:47

Parabêns ao Geraldo Alkimin e Davi Zaia pelas participações no ACESSA Sp. Também pelo VIA RAPIDA . Parabêns .

Sylas Fernandes Maciel · 17/12/2012 às 17:39

A ADEVA sempre enxergou longe e tomou as providências para alcançar seus objetivos: inclusão do deficiente visual na corrente da vida em sociedade. Também acertou na escolha de um profissional que vestiu a camisa da ideologia libertadora: acesso irrestrito à informação e comunicação. Assim, nesta oportunidade, deixo minhas congratulações pelo êxito desse projeto. Parabéns aos dirigentes, colaboradores e usuários.

Roberto Ramos · 17/12/2012 às 12:17

Realmente foi memorável a celebração dos 10 anos do posto Acessa São Paulo na ADEVA. Com a brilhante presença do Governador Geraldo Alkim Alckmin, das representações das entidades de classe, da Diretoria e do corpo de voluntários da ADEVA e claro de dezenas de DVs, familiares e simpatizantes por esta causa tão nobre. Roberto Ramos – TTO Mondial-Assistance Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *