Lucas, monitor do Assentamento Esmeralda

Em meio a turma de monitores do Acessa São Paulo que participa da Campus Party Brasil esse ano está o pequeno e discreto Lucas Henrique de Paula da Silva, de 18 anos. O “campuseiro” de primeira viagem ironicamente nunca tinha ouvido falar do evento. Acontece que o mundo da tecnologia ainda está um pouco distante da realidade do Assentamento Olga Benário, onde vive com mais 42 famílias e a internet nem sequer chegou.

Lucas é monitor do programa há cerca de um mês no vizinho Assentamento Esmeralda, que fica a 15 quilomêtros da sua casa. Com curiosidade e noções de informática, em razão de um curso incompleto na área, Lucas não se amedrontou e topou o desafio de ser monitor do Acessa São Paulo. Com a mesma coragem, explora a Campus Party e já achou um tema para chamar de seu: robótica. “Quero cursar engenharia mecânica para poder trabalhar com nessa área”. afirma. “Está sendo uma experiência incrível. Quero aproveitar muito”, completa o tímido rapaz.

Blogadas

Os monitores que participam da Campus Party 2013 estão compartilhando impressões do que viram nos blogs da Rede de Projetos. O Monitor Francisco Candido, de Colômbia, acompanhou a abertura do Hackathon, que propõe um desafio: “Uma maratona de desenvolvimento de projetos de transparência, informação pública e tecnologias digitais, que além de ampliar a transparência, promover o uso dos dados de governo e criar serviços que possam ser úteis à sociedade”, explica Francisco. O monitor ainda informa que o melhor projeto ganhará mil reais.

Um dos temas destaque do evento esse ano é o Empreendedorismo. Vivian Sales, do CIC Leste, falou um pouco de projetos como o Catarse e Changemaker, que estimulam o empreenderismo social. “Muito interessante, pois fala de pessoas sentindo a capacidade para fazer a diferença, de pessoas que se unem para dar vida a um projeto. Muito gratificante, porque isso é justamente o nosso papel no Acessa São Paulo” diz a monitora em seus blog. Ela conseguiu ver na Rede de Projeto uma forma de empreendedorismo social e que pode fazer a diferença.

Veja os blogs dos monitores que participam da Campus Party:

Alexandre Henrique Sebastião Nunes – Itu Prefeitura
Deizimar Ciriaco Gomes Araki – Quintana 
Eduardo Paschoal – Itirapina 
Edil de Queiroz – Riberão Grande 
Elaine Cristina Marciano – Tambaú 
Elizangela Aparecida de Souza – Maraba Paulista 
Evelin Daiane da Silva – Mirante Itesp/ Haroldina
Francisco Lima da Silva – Ituverava 
Francisco Natalino Candido – Colômbia 
Giselda dos Santos – Bom Prato São Vicente 
Leonardo Augusto Nunes de Ouliveira – Ouroeste
Lygia Maria Ferraz Bovo – Silvânia
Nelson José Barbosa – Macatuba 
Rosana Cristina dos Santos – Agudos 
Silmara Aparecida Gonçalves- Queiroz 
Viviam Sales Rodrigues – CIC Leste

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *