Desafio de desenvolvimento de aplicativos mobile do Governo do Estado de São Paulo inclui o Acessa São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo está colocando à prova o poder de inovação e a capacidade dos desenvolvedores do estado. Após o sucesso do desafio lançado na Campus Party do no ano passado, o parceiro do maior evento de tecnologia do mundo aposta no talento dos campuseiros para criar novas aplicações, inclusive para o Programa Acessa São Paulo.

Os desafios 2013 devem ser lançados após o término da Campus Party e, a exemplo da última edição, serão avaliados por uma comissão julgadora. Serão quatro áreas: Acessa São Paulo, Copa do Mundo, Detran.SP e Poupatempo. Assim como aconteceu em 2012, os vencedores de cada uma das áreas serão premiados. Na última edição, cada um levou um Mac Book Pro, na época avaliado em cerca de R$ 5 mil.

Para o programa de inclusão digital, o desafio será a criação de um aplicativo para localização dos hotspots do Acessa Sem Fio, facilitando a localização pelo usuário dos pontos wi-fi de acesso gratuito em todo o estado. O Acessa São Paulo já tem 97 pontos em todo o estado, inclusive na Capital, e o número continua aumentando.

Para a Copa do Mundo, o governo quer sugestões de um aplicativo mobile que apresente, de forma geolocalizada, onde estão todos os serviços públicos, como hospitais, bases da polícia e dos bombeiros, além de transportes públicos e atrativos culturais, como museus e teatros. Já na área do Detran.SP, os campuseiros são desafiados a desenvolver um game interativo para os sistemas operacionais Android e iOS, abordando o tema Álcool e Direção, com o objetivo de despertar a atenção para os perigos dessa combinação.

Já o desafio para o Poupatempo será um sistema que permita programar com antecedência os atendimento via celular, fazendo o agendamento da emissão de RG e da Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo.

Acompanhe o Portal do Governo, o  Twitter e o Facebook e fique por dentro das datas, regulamento, premiação.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo