O direito à informação é um direito seu e de todo cidadão, sendo assegurado por Lei, mais especificamente a lei federal 12.527 de 18 de novembro de 2011. Como sabemos disso? Fácil, o Governo do Estado de São Paulo oferece uma rede sites pelos quais é possível acessar serviços, legislações, observar as contas públicas e contatar os órgãos competentes. Vamos passear um pouco por eles.

> Curta a página do AcessaSP no Facebook

> Siga do AcessaSP no Twitter

Cidadao.sp.gov.br – Site criado em 1999 e endereço essencial para todo residente do estado de São Paulo. Nele você tem acesso a mais de mil serviços, entre eles atestados, declarações e emissões de certidões.

Transparencia.sp.gov.br – Deseja saber para onde vai o suado imposto? Este é o endereço certo. Por meio dele é possível ter acesso aos principais dados do governo de forma centralizada. Trata-se de uma plataforma de prestação de contas para com o cidadão, para com você. O site é de responsabilidade da Corregedoria Geral da Administração, e nele é possível, inclusive, fazer denúncias online.

Seade.sp.gov.br – Quer ver indicadores de como está a situação do estado? A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados disponibiliza análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, com atualização frequente. Através dele você pode descobrir como sua região e seu município estão evoluindo em setores essenciais.

Governoaberto.sp.gov.br – Este endereço permite, de maneira gratuita e simplificada, o acesso às bases de dados públicas do Governo do Estado. Visa tornar a transparência um mote administrativo e ampliar a qualidade das informações e serviços.

Ouvidoria.sp.gov.br – Há algo errado e você não consegue contatar os órgão competentes? Fique tranquilo, este portal oferece a relação completa de ouvidores, além de uma série de assuntos relativos à proteção dos seus direitos. É um sistema simples e integrado, e caso você não encontre o que precisa, pode contatar diretamente a equipe da ouvidoria.

Legislacao.sp.gov.br – A linguagem jurídica não é das mais fácies, mas é ela que rege boa parte das nossas vidas, portanto, sempre que precisar ou desejar, acesse o site para consultar a Constituição do Estado e outros decretos em vigor.

Sic.sp.gov.br - Navegou por todos estes sites e não encontrou o que precisava? Calma, ainda há mais. O Serviço de Informações ao Cidadão – SIC, foi criado por um decreto estadual de maio de 2012, herdeiro da lei federal de direito à informação, e desenvolvido para agregar documentos e dados de órgãos e entidades da administração pública. E é claro, você pode solicitar todos eles via internet, carta, telefone ou mesmo pessoalmente. Não esqueça de acompanhar seu pedido, o que você também pode fazer pelo sic.sp.gov.br

Acessoainformacao.sp.gov.br – Este é o site que agrega todos os links acima e muitos outros. Foi criado com o intuito de facilitar sua navegação através dos serviços e rotinas do governo do estado, e ainda inclui redirecionamentos para temas paralelos relativos ao governo federal. Ele pode descomplicar serviços que até ontem podiam parecer burocráticos, esclarecendo dúvidas e expondo dados importantes para sua vida.

Compartilhe!

3 comentários para Navegando pelos sites de informação do governo de São Paulo

  1. [...] Veja outros sites de transparência do Governo do Estado de São Paulo  Compartilhe! Tagged with: dados abertos • transparência  [...]

  2. Rafael disse:

    gostaria de participar pra mim consegui um acesso mais fácil de trabalho.espero que eu seja uns dos escolhido no curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *