Conselho gestor se reuniu no assentamento Gleba XV de Novembro, em Rosana

Nesta terça-feira (27), o ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o Centro Paula Souza, o Acessa São Paulo e representantes das famílias locais se reuniram no assentamento Gleba XV de Novembro, em Rosana. Estes atores formam o Conselho Gestor, que trabalha a fim de implementar uma nova forma de gerenciar a produção realizada pela comunidade por meio do posto AcessaSP. Com isso, os postos se tornam centros digitais, que serão implementado em 15 localidades rurais onde o Itesp atua.

> Curta a página do AcessaSP no Facebook

> Siga do AcessaSP no Twitter

Esse trabalho aproxima comunidade e internet, estimulando a venda direta dos produtos agrícolas produzidos pelos moradores do assentamento, por meio de leilões virtuais, por exemplo. Pretende ainda, promover o contato com produtores rurais de outras localidades onde o mesmo projeto está sendo implementado, projetando dar-lhes mais autonomia.

O trabalho dos monitores é um dos pontos principais deste novo modelo. Eles serão os ativadores dessa rede, que envolve todos esses parceiros e, principalmente as famílias que moram próximas aos postos, para que todos usufruam do espaço e façam a gestão das atividades desenvolvidas de forma sustentável.

A parceria será executada até abril de 2014, tempo estimado para que a comunidade consiga gerir as atividades de forma autônoma.

No dia seguinte após a apresentação do projeto, ocorreu a reunião entre monitores e representantes do programa, a fim de definir como será a execução desta ação e os caminhos a serem tomados durante o período proposto.

 

 

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *