O Posto Acessa São Paulo do Parque da Juventude proporciona gratuitamente um dia por semana de experimentação tecnológica para seus usuários. Todas as sextas-feiras, das 9 às 18 horas, acontece o LabLivre, momento em que é possível ocupar os espaço das Oficinas Metaprojeto do AcessaSP para produzir, tirar dúvidas e trocar conhecimentos sobre tecnologia. Criado em 2007, o Lab Livre segue o conceito do hacker space, onde pessoas com interesses comuns se encontram para aprender e trocar conhecimentos, sendo como consequência um espaço para colaboração.

> Curta a página do AcessaSP no Facebook

> Siga o AcessaSP no Twitter

É importante ressaltar que não é preciso fazer inscrição prévia. Portanto, se você tem vontade e não conseguiu se inscrever para as oficinas, essa pode ser a sua oportunidade de começar.

“Decifra-me ou te deleto” – Mural feito com lixo eletrônico que desafia o usuário a desvendar o mundo tecnológico

O espaço está aberto para toda a comunidade que queira desenvolver ações e projetos. Rubens Saito, responsável pelo projeto e pelas Oficinas Metaprojeto e mantenedor do Lablivre em conjunto com o oficineiro Julio Carmo, fala sobre a liberdade de criação e flexibilidade propostas pela ação. “O projeto foi pensado para que as pessoas não fiquem presas a questão de horário ou de compromissos. Elas podem vir a qualquer hora do dia trazer novidades ou tirar dúvidas”, diz. Rubens ainda explica que a maioria das pessoas já são participantes das oficinas. “Muitas delas só vem para buscar ajuda. Mas outras frequentam toda semana, porque encontraram aqui um lugar para realizar coisas de seus interesses”, afirma.

Hideo Sakamoto frequenta o LabLivre a quase seis meses

Aos 73 anos, Hideo Sakamoto tinha o sonho de aprender a utilizar o computador. Ao ler no jornal uma reportagem sobre as oficinas, viu uma oportunidade de realizar esse desejo. Desde setembro do ano passado, Hideo já participou dos encontros de Informática e Montagem e Manutenção. E além disso, vai ao LabLivre quase todas as sextas. “Sempre venho para tirar dúvidas, aprender mais e ocupar a cabeça”, afirma.

Da mesma forma que ele, Diógenes de Souza, 54 anos, descobriu as Ofincinas Metaprojeto pelo jornal. E não quis perder tempo. Correu para o Parque da Juventude fazer a inscrição. “Sempre quis fazer o curso de montagem e manutenção, mas por ser muito caro acabei desistindo. Quando vi essa oportunidade, não poderia perder”, diz. Logo após, passou a frequentar o LabLivre para colocar em prática o que aprendeu durante os encontros. Com peças de computador a disposição, ele e outros usuários passam o dia testando os experimentos feitos com o material.

 

 

Compartilhe!

Um comentário AcessaSP oferece espaço gratuito para experimentação tecnológica no Parque da Juventude

  1. Parabéns a tod@s pelo facebook do acessa…maravilhoso…

    Bom dia a tod@s….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *