Com o objetivo de promover a transparência e melhorar a qualidade das informações que são de interesse para a sociedade, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza o Portal da Transparência Estadual. Por meio dele, é possível encontrar não só informações, mas também dados em formato aberto. E você é peça essencial nesse processo de cidadania, acompanhando as realizações, uso do dinheiro público e demais informações.

> Curta a página do AcessaSP no Facebook

> Siga o AcessaSP no Twitter

No portal é possível ter acesso a dados de remuneração de servidores públicos, investimentos realizados, organizações sociais, transferências voluntárias de recursos, gastos com pagamentos de diárias e alimentação escolar. Além disso, qualquer pessoa pode ter acesso a licitações, receitas e despesas, além de denunciar possíveis irregularidades.

Para acessar os dados, basta escolher uma das seis opções em destaque

Para acessar, basta escolher a opção de busca na página principal do Portal da Transparência e preencher os dados. Cada categoria tem uma busca diferenciada, que vai de acordo com a temática e as informações. Caso apareça alguma dificuldade, o site disponibiliza um Manual de Navegação. Durante a consulta não é necessária a identificação.

Após a navegação, se for detectado algum tipo de possível irregularidade, o usuário deve clicar em “Denúncia Eletrônica” e reportá-la por meio de um formulário. Neste caso é preciso se identificar.

O Portal da Transparência Estadual foi previsto no Decreto nº 57.500, de 8/11/2011, sob a responsabilidade da Corregedoria Geral da Administração e está sendo introduzido de forma gradual, ampliado na medida em que novas demandas são percebidas junto à sociedade. É importante ressaltar que o acesso aos dados públicos é direito garantido pela Lei de Acesso a Informação, sancionada em 18 de novembro de 2011.

Portal da Transparência: Secretarias

Algumas secretarias do estado possuem seus próprios canais de transparências. Uma delas é a Secretaria de Fazenda, que tem área de prestação de contas que expõe a execução orçamentária e financeira para conhecimento e acompanhamento da sociedade.

O site Governo Aberto SP é uma outra iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que disponibiliza cópias atualizadas de suas bases de dados, sendo ligado a Secretária de Gestão Pública.

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional tem disponível em seu site o plano orçamentário de 2013, que mostra os investimentos e como se pretende aplicar o dinheiro público no ano.

Veja outros sites de transparência do Governo do Estado de São Paulo

Um comentário Portal da Transparência possibilita o acesso à informações do Governo de São Paulo

1. bom dia,site portal do gov.est.sãopaulo;em primeiro lugar parábens,
    pela transparência,em relação as secretáriasa do gov.est.sp;
    comunicado via email do senhor; marcio roberto da silva rg12616895.7ssp/sp úsuario do assesca .sp.gov.br cotia sãopaulo