A medida que a tecnologia avança, os métodos de ensino precisam avançar, seguir o mesmo fluxo e ampliar as alternativas de aprendizado. Duas universidades do estado de São Paulo, Unicamp e USP, são pioneiras no Brasil neste desbravamento do território virtual e suas potencialidades educacionais.

Uma das ação das universidades foi reunir seus acervos e disponibilizá-los gratuitamente em seus sites oficiais, especialmente através de iniciativas dos próprios docentes. Aos poucos, ambas universidades começam a desenvolver projetos próprios e a publicar seus cursos de graduação e pós-graduação na internet.

> Curta a página do AcessaSP no Facebook

> Siga o AcessaSP no Twitter

É importante diferenciar as coisas. O que USP e Unicamp estão desenvolvendo não se trata de Ensino à Distância (EAD), pois os alunos não recebem qualquer tipo de certificado. A iniciativa reverbera, na verdade, na necessidade e dever das instituições em propagarem o conhecimento e se manterem na dianteira. Afinal, apesar de mais de 130 mil alunos estarem atualmente matriculados nestas universidades, é um número bastante tímido, pois somente no estado de São Paulo, cerca de 357 mil estudantes forma-se no ensino médio anualmente.

USP e Unicamp, somadas a Unesp, fazem parte também do site Veduca, que reúne aulas e cursos das melhores universidades do mundo com legendas em português. A USP disponibiliza 12 cursos e 270 aulas através do Veduca; a Unicamp oferece 5 cursos e 169 aulas; e a Unesp 1 curso e 31 aulas. O serviço torna possível a qualquer brasileiro com acesso à rede tomar contado com vídeos de aulas das mais respeitadas e tradicionais universidades do mundo. Dessa forma, o site contribui de maneira fundamental para a democratização do acesso à educação.

O governo do estado de São Paulo criou em 2008 o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), do qual fazem parte, além das três instituições citadas, o Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza (CEETEPS) e a Fundação Padre Anchieta (FPA) como parceiras. O objetivo é democratizar o acesso à educação gratuita e de qualidade, através da ampliação do número e da abrangência geográfica das vagas ofertadas. Entretanto, o modelo ainda não é completamente virtual, pois os cursos oferecidos seguem a modalidade semipresencial, com encontros semanais obrigatórios.

Assita uma aulas do curso “Sistema Terra” oferecido pela USP através do VEDUCA

Para mais informações, consulte o site da UNIVESP, da VEDUCA e os portais da USP e UNICAMP.

Fonte: Brasileconomico, UNIVESP e VEDUCA.

2 comentários para Universidades paulistas ampliam ensino superior com apoio da internet

1. maravilhoso…parabéns……….

2. [...] quê? Você ainda não faz nenhum curso online? Então, pause esta matéria e clique nesta matéria que preparemos com cursos online oferecidos por universidade paulistas, também nesta lista de [...]