Projeto que colorir os muros e fachadas da cidade Foto: Guilherme Lara Campos/A2 Fotografia

Mais cores nas ruas. Esse é o objetivo do projeto Color Plus City, idealizado pelo designer Gabriel Pinheiro e o artista Victor Garcia, e apoiado por várias empresas e organizações, inclusive pelo Google. O Programa Acessa São Paulo também apoia essa iniciativa, que quer transformar as cidades em ambientes mais alegres e agradáveis.

O site do projeto  está no ar há duas semanas e já possui mais de 430 muros cadastrados, 287 deles estão na capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Você, monitor ou usuário do AcessaSP, está convidados a participar também. Seu posto possui um espaço externo que poderia receber uma arte? Você conhece algum muro ou fachada em sua cidade que poderia ser utilizado? Converse com as autoridades de seu município e com os responsáveis pelo espaço para que participe do projeto. Isso pode fazer das ruas uma exposição de arte ao ar livre e deixar mais feliz o cotidiano de quem passa.

Além disso, você pode ajudar com a divulgação e compartilhamento da ideia nas redes sociais e outros canais de comunicação. Quanto mais pessoas souberem da notícia, mais colorida a sua cidade pode ficar.

Como funciona

O site do projeto  promove o encontro de quem tem um espaço e quem quer pintar. Os primeiros devem escolher a opção “Doar Espaço”, marcando no mapa onde ele está e autorizando a utilização. Depois, basta publicar fotos do local e aguardar que alguém o escolha.

De outro lado, qualquer pessoa pode selecionar os muros oferecidos. Desde artistas e grafiteiros que desejam expor a suas obras até pessoas que têm uma boa ideia ou projeto. Quem quer colorir precisa acessar o mesmo site e clicar na opção “Quero Pintar”, escolhendo no mapa o espaço que mais agrada. Ele ficará reservado por 35 dias.

Encontro feito, o dono do muro e o artista entram em contato e decidem juntos os detalhes para a pintura, como as possibilidades de desenho que podem ser feitas. Em alguns casos, pode-se até a dividir o valor do material utilizado. Os acordos, claro, variam de caso para caso.

Que tal participar?

12 comentários para AcessaSP apoia o projeto Color Plus City

1. marcelo disse:

Não consigo me cadastrar no site. Tenho um muro para doar e não sei como faze-lo pois não encontrei nenhum telefone pra contato.

• Camila Lupetti disse:

Boa tarde,

Caro Marcelo, segue o FAQ do site, em todo caso o processo para se cadastrar ocorre da seguinte maneira, basta selecionar a área “quero doar um espaço” e em seguida eles disponibilizaram o passo-a-passo.

Att,

Equipe Acessa SP

2. GENIVALDO DE Oliveira disse:

Acho uma idéia valida e um pouco sem nexo. Por ser um projeto de empresas tudo é permitido desde que não se envolvam governos. Pois estes irão dizer que sempre apoiaram estas iniciativas! Mas a verdade é que sempre tiverão tal arte como vandalismo e poluição visual.
    Devemos ver, e ter uma noção real de tal idéia e lutar-mos por um ideal valido e verdadeiro………..

3. Arlindo Borges dos Santos disse:

Tenho um muro da hora para ser utilizado com pintura!

4. Aline disse:

Eu quero isso aqui no Rio !!!!!!

5. gilson disse:

adorei o projeto, to disponibilizando o muro não vejo a hora de vcs. grafita-lo !

6. goiacy disse:

gosto e incentivo o trabalho de grafite acho lindo; tanto gosto que adoraria se voces fizessem no muro da creche que trabalho na zn de sao paulo brasilandia um grafite lindo desses poi a creche e conveniada com a prefeitura e a verba nao da para pagar determinadas coisas e a creche esta insertida et um bairro muito carente …aguardo anciosa a comunidade e as crinças vao agradecer muito …abraços e ate breve

7. Elizangela jackeline lobato souza disse:

sonho lindo,pra todos verem

8. Elizangela jackeline lobato souza disse:

Muito bom,um grande sonho ,mas não tenho condição ,gosto muito e gostei gando vir na Ana Maria .sonha não paga então estou sonhando .beijos e um forte abraço

9. Ana Teresa disse:

Tenho um paredão que faz as costas da minha sala e que é esquina de um cruzamento, mas não tenho visibilidade e é muito pichado. Então gostaria que foi grafitado, porque onde se grafita se respeita.

10. Kmila disse:

acabei de ver o trabalho de vçs no programa da ana maria braga adorei

11. gostaria que grafitassem meu muro