A tecnologia pode aproximar pessoas e facilitar o convívio e a integração. Nesta terça-feira (2), um aplicativo de celular foi lançado com este objetivo. Intitulado de ProDeaf, até o momento está disponível apenas para Android, porém há versões para iPhone e Windows Phone em desenvolvimento.

O ProDeaf promete facilitar a comunicação entre surdos e pessoas que não dominam a linguagem de sinais. De acordo com João Paulo Oliveira, CEO da ProDeaf, o aplicativo é gratuito e possui 1.200 sinais em Libras, “mas pode receber novas informações do próprio usuário. O aplicativo tem um editor que cadastra novos sinais. Diariamente, uma equipe faz avaliação do conteúdo incluído e libera a atualização para todos”, explica.

> Curta a página do AcessaSP no Facebook
> Siga o AcessaSP no Twitter

De acordo com o Censo 2010, do IBGE, o Brasil possui 10 milhões de deficientes auditivos, e apenas metade deles utilizam a Linguagem Brasileira de Sinais. Um deles é Marcelo Amorim, que em 2010 cursava o mestrado em Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), colega de Oliveira, e também dos outros membros do ProDeaf, Flávio Almeida, Amirton Chagas e Lucas Mello. As dificuldades encontradas pelo colega inspiraram a equipe. O projeto desenvolvido por eles venceu a Imagine Cup de 2011, evento da Microsoft para incentivar a inovação tecnológica. Posteriormente, a Bradesco Seguros investiu na ideia, o que permitiu a contratação de mestres em linguística e design, além de um comitê de 40 deficientes auditivos, que tiverama incumbência de analisar os detalhes do aplicativo e sugerir mudanças.

Para baixar o aplicativo, acesse o Google Play ou o site do ProDeaf.

Fonte: Estado de São Paulo

3 comentários para Aplicativo traduz textos para Libras

1. suzy apareceica dos reis disse:

Trabalho na área pública, e hoje percebo o quanto é importantes nosso conhecimento em libras. É muito gratificante poder ajudar uma pessoa que não consegue se comunicar.

2. Rafael Alexandre B. Sóca disse:

AMO LIBRAS
    Rafael Alexandre Bittencourt Sóca
    Cruzeiro-SP

3. Rafael Alexandre B. Sóca disse:

Tenho um filho com deficiencia auditiva e acho muito importante qualque forma de comunicação para com eles… …sempre que puder, farei o possível para divulgar LIBRAS para meus amigos pois sei que dispertará interesse em alguns se modo que eles passem á frente como forma de inclusão social.